Filtro de Daltonismo

Projetos de Economia criativa buscam viabilidade no mundo dos negócios

Um sistema de automação residencial de baixo custo, com foco na inclusão social de pessoas com deficiência – o controle remoto alcança todos os ambientes da casa, sem necessidade de locomoção. Com o uso da […]

20 de dezembro de 2013 10:00 am Etec

Maquete da Casa do Futuro, projeto de economia criativa da Etec de Leme. / Foto – Divulgação.

Um sistema de automação residencial de baixo custo, com foco na inclusão social de pessoas com deficiência – o controle remoto alcança todos os ambientes da casa, sem necessidade de locomoção. Com o uso da tecnologia Arduino, uma plataforma física de computação de código aberto, portanto, de menor custo, um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh, de Leme, construiu a Casa do Futuro, um dos 12 projetos de Economia Criativa expostos na 7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em outubro. No mês seguinte, os estudantes venciam o Desafio Inova Paula Souza – Ideias e Negócios, eixo Informação e Comunicação, e agora concorrem ao prêmio principal, junto com os primeiros colocados dos outros nove eixos tecnológicos que participam da competição. Um exemplo de que a economia criativa tem potencial para ser um bom negócio.

A economia criativa, que pode ser entendida como uma nova forma mais humana de se pensar a produção de bens, foi apresentada aos docentes do Paula Souza em cursos de capacitação promovidos pela Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico (Cetec). Um projeto piloto foi iniciado em 12 Etecs – de Artes, Carlos de Campos, Jornalista Roberto Marinho e Tiquatira, na Capital; e de Americana, Barretos, Carapicuíba, Itu, Leme, Peruíbe, Ribeirão Pires e São Sebastião – e o resultado pode ser conferido no e-book Economia Criativa no Centro Paula Souza, no qual os coordenadores contam como esse conceito foi aplicado nos projetos.

Inicialmente concebido para os cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Design, o programa de capacitação sobre Economia Criativa atraiu professores de outras áreas e chegou a reunir 80 docentes, segundo Fábio Gomes, responsável pelo programa. “Foi, por exemplo, o caso da Etec Coronel Raphael Brandão, de Barretos, que não se enquadra no critério inicial”, diz. O município é palco da Festa do Peão de Boiadeiro, um dos maiores eventos turístico do País, que movimenta milhares de pessoas e milhões de reais, e tem a sua volta uma grande indústria cultural e de entretenimento, de alto potencial criativo. O eixo tecnológico Produção Cultural e Design reúne os cursos de Canto, Comunicação Visual, Dança, Design de Interiores e de Móveis, Fabricação Instrumental, Instrumento Musical, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Paisagismo, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, e Regência.

Todas as unidades participantes do programa de Economia Criativa expuseram seus trabalhos na 7ª Feteps, em outubro de 2013. Confira abaixo a lista dos projetos. Mais informações no e-book.

Escola de Artes (Capital)
Projetos:
Design de Interiores – Readequação dos espaços de Etec de Artes
Jogos Educativos
Flash Mob

Etec Carlos de Campos (Capital)
Projetos:
Mobiliário Criativo
A Casa do Gato
BijouxEletrônico
Caderno de Tendências
Bicho de Pano

Etec Jornalista Roberto Marinho (Capital)
Projeto:
Book4You, aplicativo que permite o acesso ao acervo de bibliotecas

Etec Tiquatira (Capital)
Projetos: 
Consequências
Mãos Que Criam
Cine Comentado

Etec Polivalente de Americana
Projetos:
Ilustração na literatura infantil como meio de inclusão social para deficientes visuais
Impactos da criação de identidade visual e campanha publicitária para a divulgação de um projeto social
Impactos da ilustração em materiais de conscientização na diminuição de animais de rua

Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)
Projetos:
Four Editorial
WalkCane visão em suas mãos
4 Maxis

Etec de Carapicuíba
Projeto:
Bolsas Personalizadas 

Etec Martinho Di Ciero (Itu)
Projetos: 
Gestão de Resíduos Eletrônicos na Etec Martinho Di Ciero
Roteiro Turístico das Fazendas Históricas dos séculos XVIII e XIX

Etec Dep. Salim Sedeh (Leme)
Projetos:
Fotografia Inclusiva
Etec Bem Brasil
A Casa do Futuro

Etec de Peruíbe
Projetos:
Vidrec
Carteira mágica

Etec de Ribeirão Pires
Projetos
Solartec – Mochilas Solares
Ecoglass – Superfícies para bancadas e pias a base de vidro reciclado

Etec de São Sebastião
Projetos:
Etecshow
Etec Curtas

Compartilhe


Veja também