Projetos da Fatec Jundiaí serão publicados em revista acadêmica da UFSC

Um fogão feito de material reciclável que funciona a partir de energia solar e um método informatizado de gerenciamento de projetos tiveram seus artigos selecionados para a edição do primeiro semestre de 2016 da Revista […]

7 de dezembro de 2015 11:56 am Institucional

Um fogão feito de material reciclável que funciona a partir de energia solar e um método informatizado de gerenciamento de projetos tiveram seus artigos selecionados para a edição do primeiro semestre de 2016 da Revista Extensio, publicação acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí e escolhidos após participação no Congresso Nacional do Projeto Rondon, no mês de setembro,
na cidade de Florianópolis.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon reúne estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliação do bem-estar da população.

Sol intenso

Projetado durante uma aula prática por estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, o fogão solar não é uma ideia nova. Mas a aluna Camila Vitorino dos Santos viu nesse projeto a possibilidade de aproveitá-lo em comunidades carentes das regiões Norte e Nordeste do País.
O equipamento foi produzido utilizando materiais recicláveis como papelão, plástico e caixas de leite. O fogão é capaz de ferver meio litro de água em 15 minutos sob o sol intenso do clima semiárido.

Segundo a professora e orientadora do trabalho, Tânia Rita Gritti Ferraretto, a partir de uma ideia simples, o projeto pode trazer novas possibilidades de inclusão social. “Trata-se de uma iniciativa sustentável e de baixo custo, com potencial de transformar a vida de milhares de pessoas que vivem no sertão”, afirma.

O outro artigo aprovado é o de Eliel Sousa, aluno do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Orientado pela professora Adani Cusin Sacilotti, ele desenvolveu um método informatizado de gerenciamento de processos para ser utilizado pelo próprio Projeto Rondon.

Baseada na metodologia Scrum, a iniciativa apresenta uma solução para organizar e gerenciar tarefas complexas, atendendo às necessidades dos rondonistas. “Com a proposta, percebi a importância do trabalho que podemos realizar na sociedade. O Projeto Rondon era tudo o que estava precisando para poder prosseguir na minha jornada”, destaca o estudante.

Aluna Camila Vitorino dos Santos, do projeto fogão solar, ao lado do comandante José Antônio Gomes da Silva, avaliador do Projeto Rondon
Aluna Camila Vitorino dos Santos, do projeto fogão solar, ao lado do comandante José Antônio Gomes da Silva, avaliador do Projeto Rondon

Compartilhe


Veja também