Destaque na Feteps 2024, ‘Cadeira de Transposição para Acamados’ conquistou terceiro lugar em concurso de inovação do Congresso Brasileiro de Gerontecnologia
Trabalho já havia se destacado na 15ª Feteps, conquistando primeiro lugar no Prêmio Mackenzie Jovem Empreendedor | Foto:Roberto Sungi
O projeto Cadeira de Transposição para Acamados, desenvolvido pela aluna Milene Checoni, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu, foi premiado com o terceiro lugar no Concurso Inovação, durante o Congresso Brasileiro de Gerontecnologia (Cbgtec), em Curitiba. A iniciativa visa facilitar a mobilidade de pessoas acamadas, promovendo qualidade de vida para idosos e indivíduos com mobilidade reduzida.
“Com muita satisfação e orgulho recebemos a notícia da premiação pela Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Ainda mais, por ter sido desenvolvido em um curso que não tem ligação direta com a área de saúde, mostrando a qualidade do ensino do Centro Paula Souza”, afirma o diretor da Fatec Jahu, Robson Moreira
Orientado pelo professor Flávio Cardoso Ventura, na disciplina de Projeto do Produto, a cadeira tornou-se tema do trabalho de conclusão de Curso (TCC) da aluna de Gestão da Produção Industrial. Em agosto, o projeto já havia se destacado na edição 2024 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feeteps), onde conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mackenzie Jovem Empreendedor.
“Com mais essa conquista, a Fatec Jahu reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que promovam o bem-estar social e ampliem o acesso à tecnologia para a saúde”, comenta o professor.
Solução prática
Milene atualmente é mestranda em Design na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru, onde segue trabalhando em melhorias para a Cadeira de Transposição para Acamados. A inspiração ocorreu por experiência pessoal, ao acompanhar o crescimento da sobrinha que possui uma deficiência física. A jovem motivou a busca por uma solução prática e de baixo custo, que permita mudanças de lugares e até um breve passeio. Feito em aço carbono e equipado com pistão hidráulico, o equipamento permite o ajuste de altura e reduz o esforço do cuidador.
“Nosso público-alvo são pessoas acamadas que podem se sentar. A possibilidade de o paciente realizar pequenas atividades, como refeições com a família ou passeios, tem um impacto significativo na qualidade de vida deles e de seus familiares”, ressalta a estudante.
Saiba mais
Feteps 2024 abre espaço para geração de negócios e parcerias
Feteps: conheça projetos de escolas parceiras nacionais e estrangeiras