Etec Jardim Ângela dá apoio contábil a microempreendedores

Etec Jardim Ângela Dá Apoio Contábil A Microempreendedores
Idealizadoras do S.O.S Lucrativo receberam prêmio em dinheiro além de um período para alavancar o negócio l Foto: Divulgação

Ao montar uma empresa de pequeno porte, é comum o empreendedor se deparar com dificuldades na contabilidade. Também não é fácil encontrar um serviço que o ajude a sanar dúvidas ligadas à administração financeira. O S.O.S Lucrativo surgiu com a proposta de ajudar a resolver esses problemas. Criado por duas ex-alunas do curso técnico de Contabilidade integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Jardim Ângela, localizada na zona sul da Capital, a iniciativa já garantiu apoio de investidores para Isabelly de Jesus e Gabriela Santos, idealizadoras do projeto.

O S.O.S Lucrativo atua na administração de finanças, auxiliando empresas, famílias e indivíduos a controlar as dificuldades administrativas e contábeis. A iniciativa surgiu durante as aulas de planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Etec, quando as estudantes identificaram a necessidade de consultoria para empresas da região e enxergaram uma oportunidade de negócio. “Muitas vezes os alunos têm dificuldade de entender como funciona o mercado de trabalho”, conta a professora Tânia Araújo, uma das mentoras do projeto. “Então, buscamos direcionar o jovem a desenvolver um trabalho que possa ser aplicado na prática.”

Após a apresentação do projeto em uma feira de profissões, as jovens decidiram levar a proposta adiante e ofereceram consultoria para uma clínica odontológica da região. O resultado da iniciativa mostrou melhorias nos controles de estoque, no movimento bancário, no caixa, no pagamento dos funcionários e nas demonstrações contábeis.

Diante desse quadro favorável, as professoras Tânia Araújo e Silvana Herculano sugeriram, então, que as alunas se inscrevessem no Quebrando Muros, iniciativa do Instituto Visionários que busca incentivar o empreendedorismo de impacto na periferia da zona sul de São Paulo. O S.O.S Lucrativo foi um dos 24 projetos escolhidos para integrar o programa.

Ao longo do primeiro semestre de 2018, Isabelly e Gabriela participaram de desafios, pré-aceleração e mentoria com profissionais experientes na área de empreendedorismo. Tiveram também a oportunidade de ajudar uma ONG da região com seus serviços. Em julho, as jovens receberam o prêmio principal do programa: um investimento inicial de R$ 30 mil, além de um período de aceleração para alavancar o novo negócio.

Como funciona

Um dos objetivos principais do S.O.S Lucrativo é dar consultoria contábil, com dicas práticas e funcionais. Por exemplo, como uma pessoa que está à frente de uma microempresa deve orçar e poupar para alcançar suas metas. “Muitas vezes, os empreendedores misturam a conta pessoal com a da empresa e se perdem no fluxo de caixa. A ideia é ensinar como se faz essa divisão e gerenciar melhor a parte financeira do negócio”, ressalta Tânia.

Isabelly explica que a duração, características e valor dos serviços do S.O.S Lucrativo são customizados para cada cliente. “No primeiro contato, conversamos com o interessado para entender as necessidades da empresa, as dificuldades e os problemas que precisam ser resolvidos. Com essas informações,  criamos um plano de ação”, esclarece. Um mês depois do fim dos serviços, as consultoras visitam a empresa novamente para checar como estão os negócios.

Um dos motivos que levou o S.O.S Lucrativo a vencer o programa foi a possibilidade de o projeto ser replicado em outras regiões. Inicialmente pensado para auxiliar empresários da zona sul da Capital, o projeto pode ser implantado em outros locais. “O caminho a partir de agora é conseguir mais clientes na região e depois aumentar nosso quadro de funcionários para expandir os serviços”, explica Isabelly. É possível saber mais sobre a iniciativa, entrar em contato com as empreendedoras e solicitar serviços pelo e-mail soslucrativo@outlook.com e pela página do Facebook.

Exemplo

Usado como exemplo na Etec Jardim Ângela, o sucesso das ex-alunas incentiva mais jovens a aplicarem seus conhecimentos no mercado. “Sempre falamos para os estudantes que a entrega de um trabalho vai muito além dos estudos na Etec”, afirma Silvana Herculano. “Um projeto pode gerar negócios, empregos e inserir o aluno no mundo real, possibilitando um impacto social verdadeiro na região onde vivem, além de oportunidades de crescimento.”

Inscrições do Vestibulinho das Etecs terminam hoje, às 15 horas
Fatec Mogi das Cruzes realiza 3ª edição da Jornada de Tecnologia
Feira gastronômica da Etec Santa Ifigênia termina neste sábado
Congresso sobre sustentabilidade adia prazo de submissões