Programa Pense Grande premia projetos durante Demoday

Estudantes de Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza apresentaram o resumo dos projetos desenvolvidos em oficinas do programa em parceria com a Fundação Telefônica Vivo

30 de novembro de 2018 11:25 am Etec, Fatec

Alunos de 11 Etecs e 7 Fatecs comemoraram a participação no programa| Foto: Divulgação

Cinco unidades do Centro Paula Souza (CPS) foram premiadas no encerramento da 5ª edição do Pense Grande, parceria da instituição com a Fundação Telefônica Vivo. O primeiro lugar entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) ficou com os alunos do grupo TRV, da Fatec Itaquera. Eles criaram um dispositivo a partir da borracha para reter líquidos e gases na manutenção de válvulas e canos. O projeto Qualifica, da Fatec São Paulo, ficou em segundo. Os estudantes propuseram a criação de um espaço para a difusão de profissionais locais do ramo de construção civil.

Já na disputa entre as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), três projetos se qualificaram como os melhores. Com um aplicativo que ensina a fabricar brinquedos com material reciclado, o Ecocrie, a Etec Albert Einstein, da Capital, conquistou  a primeira colocação. Os trabalhos Fast Fruit, da Etec de Praia Grande, e BuskeBônus, da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, empataram no segundo lugar, com ideias sobre compra de vegetais orgânicos e troca de cupons a partir de estímulo de atividade física, respectivamente.

Realizado no dia 24, o evento teve o modelo Demoday, em que os participantes realizam uma rápida apresentação do projeto desenvolvido durante o programa. Estudantes das Fatecs e das Etecs foram reconhecidos pelos trabalhos criados durante as oficinas oferecidas em suas unidades. Neste semestre, participaram 11 Etecs e 7 Fatecs. Os projetos têm como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os primeiros colocados receberam credenciais para participar da Campus Party 2019 e  se tornaram membros da Associação Brasileira de StartUps. Os classificados em segundo lugar  receberam vales-livro e mentoria de investidores-anjo.

Além da premiação dos finalistas, houve também a entrega de prêmios por categorias aos grupos que se destacaram no programa ao longo do semestre.  Conheça os trabalhos:

Melhor empatia

Auxilium – Etec Profª Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires)

Plataforma virtual que conecta pessoas para troca de serviços ou produtos, com ou sem interferência monetária.

Grupo que melhor se adaptou na jornada

Medical Evaluation – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin (Taubaté)

Aplicativo de avaliação médica para a população.

Engajador

Alunos engajadores – Etec de Suzano

Alunos que motivaram a unidade para encher uma turma de Pense Grande.

Melhor “pé na porta”

Vocacioney – Etec de Suzano

Proposta de vivências com alunos da Etec, como um intercâmbio externo, para troca de conhecimentos, profissões e temas da atualidade.

Melhor Test de Fumaça

Bio Urban – Etec de Praia Grande

Modelo de restaurante sustentável que usa a arquitetura verde e alimentos que seriam jogados fora.

Melhor sinergia de trabalho

Oikos – Etec de Cubatão

Aplicativo que une as pessoas pelo interesse em comum com a arte.

Melhor Venda

Catexe – Fatec Zona Leste

Software para auxiliar empresas não falirem nos primeiros 5 anos.

Melhor Protótipo de App

Mulheres Secutiry – Etec de Guaianazes (Capital)

App de denúncia de todas as violências contra as mulheres.

Melhor modelo de negócio local

Farma On – Fatec Ribeirão Preto

App que disponibiliza a distribuição de medicamentos nas farmácias de Ribeirão Preto, auxiliando tanto o cliente que necessita de medicamentos, quanto os fornecedores.

Influencer das redes sociais

Leroh – Etec Profª Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires)

App que favorece o compartilhamento de metodologias entre professores e alunos.

Impacto Social

Acesse Mobi – Fatec Guarulhos

App para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida a se deslocarem pela cidade.