Um grupo de 471 professores do Ensino Técnico de escolas públicas foi homenageado nesta sexta-feira, 10, no auditório da Faculdade Estadual de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Eles fazem parte da primeira turma na modalidade […]
Formandos foram homenageados durante cerimônia que marcou encerramento da primeira turma do Programa Especial de Formação de Professores na modalidade a distância – Divulgação
Um grupo de 471 professores do Ensino Técnico de escolas públicas foi homenageado nesta sexta-feira, 10, no auditório da Faculdade Estadual de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Eles fazem parte da primeira turma na modalidade de educação a distância (EaD) do Programa Especial de Formação Pedagógica – curso gratuito para titulação de docentes oferecido pelo Centro Paula Souza em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Brasil Profissionalizado.
Com duração de 11 meses e carga horária de 540 horas, divididas entre trabalho teórico e prática pedagógica, o curso confere o certificado de licenciatura plena a professores graduados de disciplinas específicas de cursos técnicos.
Desenvolvido em uma plataforma on-line interativa, com apenas três encontros presenciais, o programa é destinado a docentes da instituição e de outras escolas públicas de educação profissional localizadas no Estado de São Paulo.
O programa de formação docente do Centro Paula Souza existe desde 1977, conhecido como o antigo “Esquema 1”. No decorrer dos anos, passou por reformulações até que, em 2014, recebeu sua primeira turma no novo formato a distância. A segunda turma já iniciou suas atividades, em fevereiro de 2015, com mais de 600 educadores matriculados.
Plataforma multimídia
De acordo com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o curso oferece uma formação de qualidade, com conteúdo completo e atualizado, abordando os conhecimentos necessários para a prática escolar. “Além de representar uma oportunidade para os professores incrementarem seus currículos com a licenciatura, o programa permite o aperfeiçoamento da gestão pedagógica, o que traz benefícios para os alunos e melhora a relação ensino-aprendizagem”, explica.
Para ela, o uso da plataforma multimídia do modelo a distância está em consonância com as tendências na área da educação. “As novas tecnologias exigem uma mudança no papel do educador, que deve saber aproveitar o potencial das novas mídias para estimular o aluno a buscar o conhecimento”, destaca.
A cerimônia de encerramento contou com uma palestra do cofundador do Projeto Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), José Manuel Moran, que abordou o tema “Como ser um professor inspirador”. Também houve uma apresentação musical da dupla Márcia Terra e André Moraes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes.