Professores de inglês das Etecs fazem capacitação da Universidade de Cambridge

Uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Cambridge English Language Assessment, departamento da conceituada Universidade de Cambridge, na Inglaterra, ensina técnicas e habilidades para aprimorar o ensino da língua inglesa nas Escolas Técnicas […]

21 de fevereiro de 2014 4:02 pm Etec

Professores das Etecs participam de aula presencial do primeiro módulo da capacitação da Universidade de Cambridge/ Foto: Divulgação.

Uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Cambridge English Language Assessment, departamento da conceituada Universidade de Cambridge, na Inglaterra, ensina técnicas e habilidades para aprimorar o ensino da língua inglesa nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Um total de 300 professores vai receber a capacitação. O coordenador de projetos do Centro Paula Souza, Michel Franklin, afirma que 50 docentes fazem parte da primeira turma e devem receber uma certificação internacional em junho. Segundo ele, os professores estão gostando muito das aulas e estão engajados nos estudos. “O inglês faz parte do currículo dos cursos e a maior parte dos estudantes tem um semestre de aulas do idioma”, afirma Franklin.

A professora de Língua Estrangeira Moderna – Inglês na Etec Sapopemba, Priscila Rodrigues de Souza, participa da primeira turma da parceria CPS e Cambridge. Ela conta que as técnicas aprendidas na capacitação já estão sendo usadas em sala. “Consegui enriquecer a aula e aumentar o interesse dos alunos nela”, afirma. Para ela, está mais fácil chamar a atenção dos estudantes agora, com os métodos de ensino oferecidos pelo curso.

O curso tem aulas presenciais e online. Na primeira etapa, é feito um teste de nivelamento para saber qual o conhecimento linguístico do grupo. Depois disso, os professores iniciam um treinamento online, composto de três módulos de 40 horas cada -32 horas on-line e oito horas presenciais.

Para concluir a capacitação, os professores prestam o Teacher Knowledge Test (TKT), exame aplicado por Cambridge, e são certificados pela instituição. A prova não mensura apenas o conhecimento linguístico, mas também a capacidade metodológica, analisando a competência do profissional para a preparação e gerenciamento de aulas, seleção de recursos pedagógicos e outras habilidades.

“A certificação é a forma mais eficaz de comprovação do conhecimento do idioma, e o reconhecimento internacional da habilidade do docente, comprovando não somente que sabe inglês, mas principalmente que sabe ensinar o idioma”, ressalta Rone Costa, gerente de desenvolvimento de Cambridge English Language Assessment no Brasil.

A Cambridge English Language Assessment é um departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge. Com 100 anos de tradição, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 13.500 instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo.

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