Professor da Fatec vai participar de feira de ciências em Dubai

Educador orienta projeto de assistente virtual que auxilia pessoas com deficiência que usam cadeiras de roda; software funciona por comandos de voz

4 de fevereiro de 2022 10:03 am Fatec

Projeto da assistente virtual está sendo desenvolvido nos laboratórios da Fatec Mogi Mirim l Foto: Sharon Dawn

Um projeto que está sendo desenvolvido nos laboratórios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim, localizada na Região de Campinas, foi classificado para a Milset Expo-Sciences Asia 2022, feira de ciências e tecnologia que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste mês de fevereiro.

Trata-se de uma assistente virtual para pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas. O software funciona por comandos de voz e, além de permitir o controle do veículo, dá autonomia ao usuário ao desempenhar tarefas como acender a luz, ligar eletroeletrônicos, entre outras. Também identifica buracos e obstáculos no caminho, evitando acidentes.

Desde o Ensino Médio

O projeto teve início em 2018, quando o professor dos cursos de Mecatrônica Industrial e Projetos Mecânicos da Fatec Mogi Mirim, Eliandro Silva, também dava aula na Escola Estadual Padre Longino Vastbinder, de Mogi Guaçu. Nas aulas de Física e de Robótica, o educador decidiu fomentar nos alunos o interesse pela pesquisa. “O desenvolvimento de projetos deixa os estudantes mais preparados para chegarem ao Ensino Superior”, avalia.

Desde então, o educador tem orientado os estudantes Marcos Magalhães e Emilly dos Santos no desenvolvimento da Orianna, como foi nomeada a assistente virtual. Inicialmente, a tecnologia foi aplicada a uma cadeira de rodas em escala reduzida. Agora, nos laboratórios da Fatec, está sendo desenvolvido um protótipo em tamanho real.

Reconhecimento

Foram anos de trabalho que valeram a pena. O reconhecimento pelo esforço chegou na forma de diversos prêmios, entre eles, o primeiro lugar na Feira Internacional de Tecnologias para a Inclusão, disputada na Argentina. A conquista valeu o credenciamento para ir a Dubai. A apresentação do projeto no Milset Expo-Sciences Asia 2022 vai ficar a cargo do professor Eliandro e do aluno Marcos.

Compartilhe


Veja também