skip to Main Content

Professor da Fatec Indaiatuba cria ‘Netflix’ do agronegócio

Professor Da Fatec Indaiatuba Cria ‘Netflix’ Do Agronegócio
Site oferece ao usuário catálogo de vídeos sobre temas como colheitas, maquinário, tecnologia e agrobussines |Foto: Reprodução

Estudos mostram que o brasileiro consome cada vez mais vídeos na internet. A Pesquisa Vídeo Viewers, divulgada em 2018, apontou crescimento da audiência na web de 135% na comparação com 2014. Acompanhando essa tendência, o professor Valter Castelhano de Oliveira, do curso superior tecnológico de Gestão de Serviços da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Indaiatuba, e quatro colegas do ramo do agronegócio criaram o Agriflix.

A plataforma foi apresentada na última Agrishow, realizada em Ribeirão Preto no final de abril, que contou com a participação de mais de mil estudantes e professores do Centro Paula Souza (CPS) e cerca de 150 mil visitantes. O nome não é coincidência e se inspira na Netflix, a plataforma de vídeos em streaming.

O modelo de funcionamento é semelhante: oferece ao usuário um catálogo variado de produções em vídeo, com uma única diferença: todo o material é sobre o universo agro. O conteúdo já está disponível na internet de forma gratuita.

“Nossa equipe faz a curadoria, agregando em um só lugar séries públicas e outros vídeos”, explica Oliveira. A ideia é que o conteúdo seja compartilhado pelos produtores e que apoiadores financeiros proporcionem a manutenção do site e da equipe, passo importante nesta etapa do desenvolvimento da plataforma.

Temas em destaque

Colheitas, maquinário, tecnologia no campo, agrobusiness e culturas agrícolas são alguns dos temas em destaque no Agriflix . Hoje há mais de 500 títulos hospedados. A ampliação vai depender dos dados de consumo dos usuários, direcionando as necessidades e preferências do público em um sistema, que os criadores pretendem que seja o mais colaborativo possível.

Além de reunir vídeos disponíveis no Youtube ou em canais públicos, como o da Embrapa, a plataforma está aberta à produção audiovisual de profissionais que queiram disponibilizar seu material.

“Na minha opinião, o mercado de trabalho do futuro será muito baseado no empreendedorismo e queria vivenciá-lo na prática”, diz Oliveira. Ele também acredita que o conhecimento adquirido com o Agriflix vai contribuir para a melhora do seu desempenho como educador.

Notícias

Matrícula da primeira lista do Vestibulinho começa nesta quarta
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
Etecs divulgam classificação geral do Vestibulinho
Etec de Rio Preto desenvolve app para estimular doação de sangue
Fatec Osasco terá curso intensivo e gratuito de programação

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top