Prêmio Jovem Cientista já está com inscrições abertas para sua edição de 2018

Premiação tem como objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade; podem participar estudantes de Ensino Médio e Técnico, Ensino Superior e Pós-Graduação

14 de fevereiro de 2018 12:29 pm Etec, Fatec, Institucional, Pós-Graduação

Aluna da Etec Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, conquistou o prêmio na categoria Ensino Médio em 2011 | Foto: Marcelo Gondim

Estão abertas as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o concurso reconhece projetos inovadores de estudantes de Ensino Médio (incluindo o técnico), Ensino Superior e Pós-Graduação de todo o Brasil. O tema escolhido para a edição deste ano é Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social.

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem como objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no País e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

Os vencedores serão contemplados com bolsas de iniciação científica, mestrado ou doutorado, no valor total correspondente a R$ 775 mil. Os três primeiros colocados nas categorias Ensino Superior, Mestre e Doutor e Mérito Institucional também receberão prêmio em dinheiro e os vencedores da categoria Ensino Médio ganharão laptops. As instituições de ensino e os professores orientadores dos projetos também concorrerão a notebooks.

As inscrições devem ser feitas até dia 31 de julho de 2018, por correio ou pela internet. Os vencedores serão divulgados em novembro e a cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no mês de dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Premiada em 2011

A ex-aluna do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antonio Prado, de Campinas, Ana Gabriela Ramos, foi a grande campeã da categoria Ensino Médio na 25ª edição do concurso, que abordou o tema Cidades Sustentáveis. Ela conquistou o prêmio com o projeto Embalagens Ecológicas para Mudas, orientado pela professora Erica Bortolotti.