Praça de Americana ganha “geladeiroteca” de alunos de Etec

Biblioteca comunitária fica à disposição da comunidade, que pode retirar os livros gratuitamente; projeto dos estudantes da Escola Técnica transformou geladeira recorrendo a prateleiras, livros e pintura

2 de março de 2020 1:59 pm Etec

Isabella (esq.), Talita e Henrique cursaram o técnico de Administração e desenvolveram o projeto |Foto: Divulgação

Uma geladeira que, no lugar de legumes, verduras, ovos ou refrigerantes, armazena livros. Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara d’Oeste, criaram uma geladeiroteca, que foi instalada na Praça Malala, em Americana, na Região de Campinas.

No ano passado, os alunos do curso técnico de Administração Henrique Marques, Isabela Oliveira, Isabella Pascoutto e Talita Neves se juntaram para elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, pesquisando, souberam da revitalização de uma praça localizada na cidade vizinha. Resolveram colaborar com a transformação daquele espaço montando uma biblioteca comunitária.

“Vimos que algumas prefeituras estavam adotando as geladeirotecas”, conta Henrique. Segundo o aluno, há uma experiência em Americana e outra em um hospital de Santa Bárbara d’Oeste. “Até pensamos em usar outra estrutura, mas a geladeira é muito funcional quando se trata de montar uma pequena biblioteca.”

Os jovens compraram a carcaça do eletrodoméstico por R$ 30 e ganharam as prateleiras de uma marcenaria. A artista Larissa Luiz fez a pintura da peça e os estudantes conseguiram doações de livros.

“Os alunos tiveram de pesquisar sobre hábitos de leitura, gerenciaram conflitos, desenvolveram habilidades de comunicação e relacionamentos e aprenderam sobre solidariedade”, enumera a orientadora do TCC, Cleusa Leme Degrossoli.

Embora tenham concluído o curso, os integrantes do grupo vão semanalmente à praça para acompanhar o funcionamento da geladeiroteca. O acesso ao acervo é livre e a ideia é que as pessoas peguem e devolvam os livros voluntariamente. “Verificamos que, além de devolver, as pessoas fazem doações de novos exemplares”, diz Henrique. Entre as obras disponíveis estão O Menino Maluquinho, de Ziraldo, A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury, e histórias em quadrinhos.

Ação comunitária

A Praça Malala, onde está a “biblioteca”, fica no bairro Frezzarin, em Americana. O nome do espaço cultural é uma homenagem à ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2014, por sua luta pelo direito das meninas à educação. A área foi revitalizada pela comunidade, liderada pela jornalista Luiza Cazetta.

Compartilhe


Veja também