Inscrições abertas para Olimpíada de História da Unicamp

Cabe às Etecs inscreverem estudantes dos Ensinos Médio e Técnico integrado ao Médio, até 20 de março; as equipes deverão ser formadas por três alunos e um professor de história

15 de março de 2019 10:28 am Etec

Na grande final presencial na Unicamp, as equipes realizam uma prova dissertativa l Foto: Divulgação/Olimpíada de História

As inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) estão abertas. Podem participar da competição estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos Ensinos Médio regular e da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) além do Técnico integrado ao Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições públicas e privadas de todo País. Cabe às unidades inscreverem seus estudantes – o primeiro período de inscrição vai até 20 de março, exclusivamente pelo site.

As equipes devem ser formadas por três alunos e um professor de história da própria unidade, a quem cabe a orientação do grupo. Organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a olimpíada visa promover o estudo da História do Brasil por meio de um ambiente competitivo, estimulando o uso de procedimentos científicos para a resolução de problemas.

Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB atingiu número de recorde de inscritos com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros.

A disputa

A competição conta com seis fases online, com provas durante as etapas. As equipes selecionadas vão para a grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Nestas datas, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

Outras informações sobre o evento, calendário e o regulamento estão disponíveis na internet.