Resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que oito Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) integram o chamado “grupo de excelência” das faculdades brasileiras. Pela ordem de pontuação, as Fatecs com melhor desempenho são […]
Fatec Catanduva também obteve conceito 4 na análise feita pelo Ministério da Educação (MEC). / Gastão Guedes .
Resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que oito Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) integram o chamado “grupo de excelência” das faculdades brasileiras. Pela ordem de pontuação, as Fatecs com melhor desempenho são Mococa, Catanduva, São Paulo, Piracicaba, Marília, Mauá, Guarulhos e Guaratinguetá.
As unidades mais bem avaliadas estão na faixa 4 do Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5. O IGC de 2012 é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior. Para chegar ao índice, o MEC considera infraestrutura do curso, corpo docente (mestrado e doutorado), notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros aspectos.
No Brasil, 19 faculdades públicas estão nas faixas 4 e 5, considerado o grupo de excelência. Desse total, apenas três tiveram nota máxima. Entre as 16 instituições que obtiveram conceito 4, oito são Fatecs.