Revista traz matéria sobre CPS reconhecido como ICT

Nova edição da Revista do CPS apresenta os benefícios e as possibilidades que se abrem com o título de ICT recebido pela instituição

15 de fevereiro de 2022 9:58 am Etec, Fatec

Reportagem de capa mostra o reconhecimento do Centro Paula Souza como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) I Foto: Freepik + Reprodução

Depois de conquistar renome como instituição de ensino profissional, o Centro Paula Souza (CPS) foi reconhecido, no final do ano passado, como uma instituição também voltada à pesquisa aplicada em tecnologia. O título de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), concedido pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip), abre novos horizontes, ampliando as possibilidades pedagógicas para professores e alunos, e agilizando as parcerias com o setor produtivo.

Ao lado de pares como o Instituto Butantan, o Instituto Adolfo Lutz, o Hospital Emílio Ribas e as universidades estaduais, entre outros, as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais podem agora participar do desenvolvimento de processos, serviços e produtos em situações reais, gerando soluções aplicáveis no mercado e capazes até de gerar recursos para as unidades.

Duas Fatecs já selaram acordos de cooperação dentro dos novos padrões ICT. Conheça o projeto em andamento na Fatec de Santo André, que atua na criação de um veículo agrícola mais autônomo, em colaboração com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e as empresas Mercedes Benz, Bosh e Grunner. E o projeto da Fatec Pompeia, de desenvolvimento de um bioproduto para o plantio de cana de açúcar, em parceria com o Instituto Biológico, o Instituto de Economia Agrícola, a Universidade de Araraquara (Uniara), o Instituto Federal de Barretos e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

Confira esta e outras matérias na nova edição da Revista do CPS.

Boa Leitura!

Compartilhe


Veja também