Comemorada no dia 7 de abril, data é referência para que Etecs empreendam atividades de conscientização; unidade de Rancharia pretende formar multiplicadores de ideias
Alunos da primeira série dedicam-se à difusão de informações sobre saúde e higiene para os colegas da unidade | Fotos: Divulgação
“Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de equilíbrio físico, mental e social”, descreve Maycon Amim, coordenador pedagógico na Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Francisco Franco, de Rancharia. Existe ainda um desdobramento para a definição: “depende de fatores como hábitos de higiene, acesso à saúde pública, alimentação, saneamento básico e educação”, explica o coordenador.
Para que o conceito vá além da teoria, Maycon criou o Projeto Higiene e Saúde Coletiva, que envolve os estudantes da primeira série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens e Tecnologias e da primeira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária. A ação excede o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, estendendo-se até novembro.
Junto à abordagem de temas como o papel da higiene na prevenção de doenças, as condições sanitárias das comunidades e o impacto do cuidado com o meio ambiente na saúde da população, haverá mutirões de limpeza nas salas de aula, banheiros e espaços sociais, com a participação ativa dos alunos. Cena, aliás, comum no Japão, país conhecido pelo forte sentido de coletividade, onde os alunos fazem a limpeza da escola desde o início da vida acadêmica.
Conscientização
“Cada turma será responsável por manter a limpeza e a organização de um determinado ambiente”, avisa o professor. “Os estudantes serão divididos em grupos, com tarefas específicas, como varrer, limpar lousas, limpar mesas e carteiras, higienizar os banheiros e organizar os materiais escolares”.
Outra frente proposta por Maycon prevê palestras, exibição de vídeos curtos e uso de materiais gráficos alertando para as consequências da falta de higiene em ambientes escolares, como o aumento de doenças transmissíveis.
Ao final, o coordenador acredita que o projeto terá fortalecido “o senso de responsabilidade e cidadania entre os alunos, ensinando-os a cuidar dos espaços públicos e a entender o impacto de suas atitudes no bem-estar coletivo”.
Destinar o lixo corretamente, reciclar e reduzir resíduos também compõem o rol de atitudes que, ao final, transformarão os alunos em multiplicadores de ideias.