Com foco na construção de roteiros, as aulas são uma parceria do Centro Paula Souza com a Brazucah Produções; os alunos inscritos serão certificados
Em cinco aulas, os princípios do roteiro audiovisual são apresentados aos alunos | Foto: user18526052/ Freepik
Construindo narrativas: aprendendo a contar histórias é o tema do ciclo de cinco aulas gratuitas que tem início nesta quinta-feira (5), como resultado da parceria entre a Brazucah Produções e Cine Autorama com o Centro Paula Souza (CPS). As palestras foram idealizadas para estudantes do Ensino Médio e das universidades e serão ministradas pela cineasta Sabina Anzuategui, autora de roteiros para longas-metragens e de vários romances. Em 40 minutos, o aluno assiste à explanação e, ao final, tem a possibilidade de fazer perguntas.
“Como um minicurso de roteiro audiovisual, o foco está na criação, no estímulo para quem quer criar algo”, explica Sabina. Segundo a cineasta, o cinema está em um bom momento, com a popularização do uso de celulares e das plataformas de streaming. “A comunicação por meio do audiovisual hoje é muito presente, quase em paralelo com a comunicação escrita”, diz. A transmissão será feita ao vivo, às quintas-feiras, sempre às 16 horas, pelos canais do YouTube do CPS e do Cine Autorama. Para receber o certificado de participação, os interessados devem se inscrever até o início de cada aula pelo link: https://www.even3.com.br/redebrazucah.
A oficinas abordarão os seguintes temas:
5 de maio
O que é uma história?
Tema: Elementos da narrativa
Quais os elementos básicos de uma história, como as personagens se apresentam por meio da ação, a importância de definir de maneira concisa tempo e espaço.
12 de maio
O que torna uma história interessante?
Tema: A ação dramática
A necessidade de propósito em tudo o que acontece na narrativa. Expectativa, reviravolta e revelação como os efeitos dessa sucessão de causas e consequências.
19 de maio
Tudo pode virar história?
Tema: Como o público se identifica com as narrativas
As histórias não podem ser muito estranhas ou muito comuns, sob pena de se tornaram incompreensíveis ou desinteressantes. Existe um equilíbrio ideal entre o ideal e o extraordinário?
Dia 26 de maio
Diálogo não é conversa fiada
Tema: Virada de cena
O diálogo do roteiro imita a fala da vida real, mas essa é uma semelhança ilusória. As cenas interessantes surpreendem o público com uma virada (parte essencial da cena), efeito que também é um objetivo do diálogo.
2 de junho
Criar imagens com as palavras
Tema: Formatação do roteiro
Diferença entre roteiro e narrativa literária. As palavras de um roteiro irão compor imagens e sons que serão posteriormente gravados. A formatação padronizada organiza as ideias para auxiliar o trabalho da equipe.