Conheça histórias de quem voltou a estudar em busca de uma segunda ou terceira carreira e ganhou a chance de conhecer outro país com o Intercâmbio Cultural do CPS
Rivanda e Paulo viajam para Boston, nos Estados Unidos; Célio está de malas prontas para Buenos Aires, na Argentina | Arte: Divulgação
O Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) levará 354 pessoas para um mês de estudos de língua inglesa ou espanhola em instituições da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Serão 17 monitores e 337 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais selecionados conforme o aproveitamento acadêmico no ano letivo de 2024.
Na maioria são jovens, de 17 a 25 anos, no Ensino Médio ou na primeira formação superior, mas existem exceções. Alunos mais maduros, em busca da segunda ou terceira formação, destacam-se como os melhores de suas unidades.
“Tenho uma certa apreensão de ver como os jovens receberão um colega viajante sênior”, confessa Célio Medeiros de Carvalho, de 62 anos. “Mas acredito que será uma excelente oportunidade para o enriquecimento de competências e habilidades, pela convivência com o idioma e cultura locais”, conta.
Engenheiro elétrico aposentado, Célio decidiu estudar Transações Imobiliárias, na Etec de Itaquera, para ter uma nova opção profissional, com maior flexibilidade de horários. Ele embarca para Buenos Aires, na Argentina, dia 30 de maio, enquanto sua esposa, filhos crescidos e netos aguardam no Brasil. “Sempre fui estudioso, conquistei minha vida com muita disciplina. Essa viagem é uma prova de onde o esforço pode nos levar”, diz.
Viúva aos 40 anos
Rivanda Lopes Cerqueira Kimura tem muitas histórias a contar ao longo de seus 68 anos de vida. Nasceu muito pobre e parou de estudar para ajudar no sustento da família, ainda no Ensino Fundamental. Casou-se e teve três filhos, que estavam com quinze, dez e seis anos quando ficou viúva, aos 40 anos.
“Meu marido foi assassinado e tudo o que eu pensava naquele momento era manter minha família vestida e alimentada. Trabalhei como doméstica, assistente de fábrica e manicure, dia e noite”, conta. “Depois que me casei pela segunda vez consegui completar o Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)”.
Ela montou um salão de beleza e chegou a contar com 18 funcionários. Formou os três filhos, mas ainda sentia falta de conhecimento. Se dizia ‘analfabite’, por não compreender as novas tecnologias. E foi incentivada pela neta, que a fez procurar a Etec Irmã Agostina, na zona sul da Capital.
“Estudei muito para passar no Vestibulinho e sigo me dedicando no curso de Marketing Digital”, diz a aluna, que embarca para Boston, nos Estados Unidos, dia 31 de maio. “Agora estudo inglês e faço estágio aos 68 anos. Vai dizer que não venci?”
Primeira viagem internacional aos 61
Funcionário público aposentado, Paulo Cassio Cardoso Soller é veterano nas Etecs do Grande ABC. Já concluiu o curso técnico de Transações Imobiliárias, na Etec Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, e hoje cursa o técnico em Guia de Turismo, na Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul.
“Buscava uma opção interessante para seguir produtivo e preenchi o formulário do intercâmbio sem muita esperança”, conta. “Quando a coordenadora Camila contou que eu havia sido selecionado, foi uma alegria que nem posso descrever”.
Casado, Paulo tem filhos adultos, netos e uma bisneta. Ele também cuida da mãe, que precisa de auxílio constante. Escoteiro nas horas vagas, o estudante está animado para conhecer os Estados Unidos e a cidade de Boston, referência na área. “Nunca saí do País. Será uma experiência maravilhosa! Sei que minha esposa vai compreender e cuidar da minha mãe na minha ausência. Uma oportunidade destas não aparece todo dia”.
Venha estudar com a gente
As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2025 estão abertas até dia 6 de junho, às 15 horas, exclusivamente, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. Para este processo seletivo, são oferecidas 12.550 vagas distribuídas por todo o Estado. Outras 7.470 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 20.020 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.
Em breve, serão divulgadas as informações do Vestibulinho das Etecs para o mesmo período. Acompanhe as novidades pelo site cps.sp.gov.br