Aberta inscrição para Olimpíada Brasileira de Matemática

Escolas Técnicas Estaduais têm até 20 de março para fazer o cadastro gratuito de seus alunos, pela internet; na edição anterior da Obmep os estudantes das Etecs conquistaram 56 medalhas, sendo duas de ouro

27 de fevereiro de 2020 10:34 am Etec, Institucional

Marcos Breda, da Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, foi um dos medalhistas de ouro da competição l Foto: Divulgação

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) já podem inscrever os alunos na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O cadastro dos interessados é feito exclusivamente pelo responsável de cada unidade por meio do site da Obmep, até o dia 20 de março.

A competição é aberta a estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental (6º ao 9º ano) das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Também podem participar da disputa alunos de escolas privadas de todo País, mediante pagamento de taxa. A inscrição para escolas públicas é gratuita.

Para ajudar os alunos a se prepararem para a olimpíada, o professor de matemática da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, Fabio Aparecido gravou um vídeo, mostrando a resolução de provas das edições anteriores da Obmep.

No ano passado, os estudantes das Etecs conquistaram 56 medalhas na competição, sendo 2 de ouro, 22 de prata e 32 de bronze, além de mais de 900 menções honrosas. Os alunos Claudia Martins e Marcos Breda, das Etecs Polivalente, de Americana, e Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, respectivamente, foram contemplados com as medalhas de ouro. Conheça a relação completa dos estudantes premiados das escolas técnicas na olimpíada de 2019.

Calendário da edição 2020

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 26 de maio e a segunda etapa ocorre em 26 de setembro. O calendário completo da Obmep está disponível na internet.  A divulgação dos premiados está programada para o dia 8 de dezembro. Em 2019, mais de 18 milhões de jovens participaram da olimpíada, representando cerca de 50 mil escolas públicas e privadas de todas as regiões brasileiras.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep tem como objetivo promover o estudo da Matemática no Brasil e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Todos os premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.