Inscrições para o Vestibular e o Vestibulinho estão abertas

Interessados em participar dos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais do segundo semestre, devem ficar atentos às datas; Provas serão presenciais

27 de maio de 2022 8:13 am Etec, Fatec

Processos seletivos do segundo semestre serão realizados com aplicação de provas, de forma presencial | Foto: Gastão Guedes

Estão em andamento os processos seletivos para ingressar nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) estaduais no segundo semestre de 2022. Os interessados em concorrer a uma vaga devem ficar atentos ao cronograma de inscrição, à documentação solicitada, bem como às datas de realização dos exames. O Vestibulinho e o Vestibular do Centro Paula Souza (CPS) serão realizados com aplicação de provas, de forma presencial.

Vestibulinho

O período de inscrição para o processo seletivo das Etecs vai até às 15 horas, do dia 6 de junho. O Vestibulinho oferece mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, Especializações Técnicas e para vagas remanescentes de segundo módulo. A inscrição deve ser feita pela internet. O valor da taxa é de R$ 39. A prova será aplicada dia 3 de julho.

As vagas são destinadas a turmas presenciais, semipresenciais e para cursos online das Etecs e classes descentralizadas, unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

São 42.946 vagas para habilitação técnica, sendo 40.066 na modalidade presencial e 2.880 vagas no formato online, em mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres. Já para as Especializações Técnicas de nível médio, são 610 vagas, sendo 250 para o formato presencial.

Informações sobre os pré-requisitos das vagas e orientações para realizar a inscrição podem ser acessadas aqui ou no site do Vestibulinho.

Vestibular

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs vão até as 15 horas do dia 28 de junho. As provas serão aplicadas em 17 de julho. O Vestibular oferece 17.615 vagas, distribuídas entre as 75 unidades do Estado de São Paulo. São mais de 80 cursos superiores de tecnologia.

Dois cursos inéditos estão disponíveis: Defesa Cibernética – 40 vagas no período noturno, na Fatec Jundiaí; Design de Moda – 40 vagas no período da manhã, na Fatec Americana;

Outra novidade: Desenvolvimento de Software Multiplataforma – lançado em 2021, e disponibilizado em 12 unidades – passa a ser oferecido pelas Fatecs Itaquera (Capital) e Matão, com 40 vagas em cada.

Informações sobre os pré-requisitos das vagas e orientações para realizar a inscrição podem ser acessadas aqui ou no site do Vestibular.