Governo lança Programa Estadual de Qualificação Profissional

O Governo do Estado de São Paulo lançou na tarde desta segunda-feira, 23, o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), uma parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro […]

24 de junho de 2008 10:00 am Etec

PEQ

O Governo do Estado de São Paulo lançou na tarde desta segunda-feira, 23, o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), uma parceria entre a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Centro Paula Souza. Com objetivo de qualificar e requalificar o trabalhador paulista desempregado para aumentar sua empregabilidade, o programa formará 180 mil trabalhadores até 2010, com investimento aproximado de R$ 180 milhões.

O governador José Serra destacou os pontos essenciais do PEQ. O primeiro foi o Diagnóstico da Qualificação Profissional, feito para embasar as ações do governo nessa área. “Esse levantamento foi fundamental para o programa”, disse Serra. “O segundo ponto é a técnica empregada nos cursos que serão presenciais e utilizarão recursos multimídia, além das entidades altamente qualificadas”, descreveu o governador. Em terceiro lugar, Serra citou o público alvo que está muito bem definido: pessoas de 30 a 59 anos que têm mais dificuldade para se colocar no mercado de trabalho.
Destacou também as parcerias com todas as entidades que podem contribuir efetivamente com o trabalho de qualificação. Chamou ainda a atenção para o número expressivo de pessoas
atendidas e o valor que o Estado está canalizando para o programa.

Também estiveram presentes ao lançamento o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, e o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, que apresentou os detalhes do PEQ (foto da página inicial).

“Desde o início desta gestão, foram traçadas diretrizes de ação para a Sert, determinando as principais ações para as quais ela deveria estar voltada. E a  primeira delas é a qualificação profissional, ou seja,  a educação para o trabalho”, afirmou Guilherme Afif, secretário de Emprego e Relações do Trabalho.

Os cursos

Previsto para começar no dia 16 de julho, o PEQ é constituído por cursos gratuitos que abordarão habilidades específicas e também disciplinas de reforço do ensino fundamental como português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania.

Cursos nas áreas de Gestão e Serviços, Casa e Construção e Hotelaria serão distribuídos de acordo com as necessidades de cada região. No auge da capacidade produtiva, o público alvo passa por um grave problema: a falta do ensino básico. “Mais de 50% desse público não terminou o ensino fundamental, o que dificulta a recolocação no mercado de trabalho. Agora, a qualificação no Estado de São Paulo tem foco”, explicou Afif.

Os cursos serão estruturados em dois módulos: Habilidades Gerais e Específicas.
O primeiro foca o desenvolvimento da capacidade de comunicação, de elaboração crítica e principalmente do reforço do ensino fundamental como português, matemática e conhecimentos gerais. Já o segundo compreende aulas teóricas e práticas voltadas para o mercado de trabalho com aulas sobre diversas profissões.

“O diferencial deste programa é o que chamamos de ‘volta à escola’. Trata-se da oportunidade de reforçar aquilo que esta geração não teve: o acesso ao ensino fundamental”, falou o secretário.

Parceiros

A qualificação dos trabalhadores será feita por instituições conceituadas e especializadas em educação profissional como o Centro Paula Souza, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefets).

Os cursos terão cerca de 200 horas, 120 voltadas para habilidades gerais e 80 para específicas.
Todo o material didático foi preparado pela Fundação Padre Anchieta. As aulas serão presenciais e a metodologia do material facilita o aprendizado do conteúdo didático. São quatro volumes impressos com diferentes temáticas.

Como participar

Os interessados devem se inscrever nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que possuem o Programa de Qualificação Profissional. Os cursos oferecidos variam em cada PAT. Para ter mais informações sobre os cursos, os interessados devem se informar no PAT mais próximo. “Poderão participar todos os trabalhadores desempregados, que estão recebendo o auxilio desemprego e que estejam inscritos nos PATs”, afirma Afif.

O PEQ no Centro Paula Souza

O projeto será implantado inicialmente em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais de 30 cidades do estado e pretende formar 5.790 pessoas em 2008 e mais 11.580 em 2009, totalizando 17.370. As aulas serão ministradas por professores da instituição.

Escolas onde serão ministradas as aulas: Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente (Adamantina), Etec Sebastiana Augusta de Moraes (Andradina), Etec Prefeito Alberto Feres (Araras), Etec Pedro D´Arcádia Neto (Assis), Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi (Atibaia), Etec de Avaré (Avaré), Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos), Etec de Birigui (Birigui), Etec Bento Quirino (Campinas), Etec Elias Nechar (Catanduva), Etec Prof. José Sant´Ana de Castro (Cruzeiro), Etec Profª. Carmelina Barbosa (Dracena), Etec de Fernandópolis (Fernandópolis), Etec Carmelino Corrêa Junior (Franca), Etec Alberto Santos Dumont (Guarujá), Etec Dr. Demétrio Azevedo Junior (Itapeva), Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho (Jales), Etec Vasco Antonio Venchiarutti (Jundiaí), Etec Trajano Camargo (Limeira), Etec de Lins (Lins), Etec Antonio Devisate (Marília), Etec João Gomes de Araújo (Pindamonhangaba), Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio (Presidente Prudente), Etec Ribeirão Pires (Ribeirão Pires), Etec Prof. Armando Bayeux da Silva (Rio Claro), Etec Jorge Street (São Caetano), Etec Paulino Botelho (São Carlos), Etec Pedro Bradan (São Joaquim da Barra), Etec Salles Gomes (Tatuí) e Etec Professor Massuyuki Kawano (Tupã).

Compartilhe


Veja também