Governo entrega Etec de Cidade Tiradentes

Nessa terça-feira, 1º de setembro, o governador José Serra entregou oficialmente a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital. “Estamos criando oportunidade para a juventude que precisa de emprego. E […]

1 de setembro de 2009 10:00 am Etec

Nessa terça-feira, 1º de setembro, o governador José Serra entregou oficialmente a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital. “Estamos criando oportunidade para a juventude que precisa de emprego. E emprego hoje exige qualificação”, afirmou o governador.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre as demais autoridades.

A Etec de Cidade Tiradentes iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2009, oferecendo Ensino Médio e quatro cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Logística e Segurança do Trabalho. No processo seletivo para o segundo semestre desse ano, 1.309 inscritos disputaram as 160 vagas. O curso mais procurado foi o de Segurança do Trabalho, à noite, com 12,58 candidatos por vaga. A novidade para 2010 será a implantação do curso Técnico de Nutrição e Dietética.

A Prefeitura da Capital cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec, que possui 12 salas de aula, 2 laboratórios de informática, biblioteca e área de exposição, entre outros ambientes. O valor do investimento no imóvel superou R$ 8 milhões. O Governo do Estado investiu também na unidade mais de R$ 350 mil em mobiliários e equipamentos.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 26 Etecs. Desse total, 12 unidades — Etec de Artes, Arthur Alvim, Cidade Tiradentes, Heliópolis, Itaquera, Dra. Maria Augusta Saraiva, Parque da Juventude, Parque Santo Antonio, Santo Amaro, Sapopemba, Tiquatira e Vila Formosa — integram o plano de expansão para o ensino profissional, umas das prioridades do governo estadual para a área da Educação. “Até 2010 serão 47 escolas técnicas apenas na capital”, ressaltou Alckmin.

Outra ação do governo estadual para ampliação de vagas no Ensino Técnico foi a parceria entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura da Capital que, no 2º semestre de 2009, ofereceu 1.830 vagas para cursos técnicos em escolas da rede estadual e 600 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) só na cidade de São Paulo.

“É fundamental levar ensino público de qualidade a uma das regiões mais populosas da Capital. A expansão da educação profissional é nossa principal estratégia para promover a inclusão social e possibilitar o crescimento profissional de nossos jovens”, avaliou Laura Laganá.