Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza promove iniciativas para celebrar Dia das Mães

Entre os destaques estão ações solidárias, vídeos, teatro, leitura de poemas e até um podcast sobre desafios enfrentados pelas mulheres para conciliar profissão e maternidade

10 de maio de 2024 8:19 am Ações, Etec, Eventos, Fatec, Institucional

Na Etec de Presidente Venceslau, homenagens incluíram apresentações musicais, teatro e poemas para as mães | Foto: Divulgação

Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães foi criado no início do século 20, sendo lembrado em pelo menos outros dez países, além do Brasil. No Centro Paula Souza (CPS), as mães motivaram debates e celebrações nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estaduais. Confira algumas iniciativas:

Podcast

O podcast do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS apresenta uma edição especial de Dia das Mães. Com as participações da diretora da Cetec Capacitações, Lucília Guerra, e das coordenadoras de projetos Elizabete Calderon e Gabriela Solgon, o episódio aborda questões sobre maternidade e trabalho, proporcionando reflexões sobre os diversos papéis desempenhados pelas mulheres, mães e profissionais. O podcast está disponível no canal da Cetec no Youtube. Assista abaixo:

Ação solidária

Na Etec Prof. Milton Gazzetti, de Presidente Venceslau, o Dia das Mães foi comemorado antecipadamente, em dois sábados letivos. Em 25 de abril, foi realizada a Ação Solidária Integradora, entre as terceiras séries do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet, em Administração, e do Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas. Na ação, foram arrecadados alimentos não perecíveis doados à Santa Casa de Presidente Venceslau.

“É uma maneira de incentivar os estudantes a cumprirem um papel social, dentro e fora da escola. Assim formamos cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor”, diz a diretora Mônica Kurak Lombardi. No dia 4 de maio foram realizadas apresentações de músicas, teatros e poemas em homenagem às mães, com participação de estudantes de todos os cursos da unidade.

Mural de fotos

Na Fatec Jales – Prof. José Camargo, a Comissão da Biblioteca está organizando um mural online com fotos de alunos, funcionários ou docentes com seus respectivos filhos ou mães. O mural fica hospedado no servidor da unidade e tem as imagens projetadas nos televisores disponíveis no pátio da faculdade e na região da cantina.

Vídeo surpresa

Na Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, de Presidente Prudente, a equipe administrativa gravou um vídeo em homenagem às professoras, alunas-mães e mães de alunos.

Nos depoimentos, as mães falam sobre a emoção de ver um filho conquistar a profissão dos sonhos por meio da Etec, do desafio de conciliar maternidade e estudo, e da dificuldade em administrar mais de um filho, às vezes com necessidades especiais. Todas são unânimes em citar a emoção única e a felicidade da maternidade. O resultado poderá ser visto no Instagram da unidade, no domingo (12).