Governo anuncia primeira Etec voltada aos esportes no Estado

O governador Alberto Goldman anunciou nesta sexta-feira, 22, a primeira Escola Técnica Estadual (Etec) voltada aos esportes do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no bairro de Vila Maria, na capital paulista, no local […]

22 de outubro de 2010 5:00 pm Etec

O governador Alberto Goldman anunciou nesta sexta-feira, 22, a primeira Escola Técnica Estadual (Etec) voltada aos esportes do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no bairro de Vila Maria, na capital paulista, no local onde será implantada a futura Etec, e contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Com implantação prevista para 2012, a Etec de Esportes oferecerá 360 vagas para o curso técnico de Esportes e Recreação, elaborado em conjunto por profissionais do Centro Paula Souza e da Fundação Gol de Letra, que há seis anos capacita monitores esportivos. O novo curso terá duração de três semestres. O mercado de trabalho para o técnico em Esportes inclui clubes, academias, colônias de férias, centros esportivos, prefeituras e organizações não governamentais, entre outras instituições.

A unidade fará parte de um grande Centro de Convivência projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake em terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que anteriormente era ocupado por uma favela, com cerca de 1.600 famílias. A CDHU promoveu a remoção total das famílias, oferecendo cartas de crédito ou transferência para conjuntos da própria companhia, dependendo da opção dos moradores.

As obras serão feitas com recursos do Governo do Estado. A estrutura da escola contará com laboratórios de tênis de mesa, judô, boxe, idiomas, informática, academias, biblioteca, ambulatório e salas de aula, entre outras instalações administrativas e acadêmicas. Além do prédio da futura Etec, onde acontecerão as aulas teóricas, o Centro de Convivência terá também um pavilhão multiuso, que abrigará quadra poliesportiva com arquibancada, lanchonete e vestiários, entre outros ambientes.

A céu aberto, serão construídas cinco quadras para prática de esportes como vôlei de areia, basquete e tênis; dois campos para futebol society; pista de atletismo; instalações para esportes radicais e arborismo; estacionamento para bicicletas, etc. Esses ambientes servirão tanto como laboratórios para os alunos da Etec como para atividades de lazer e esportes da comunidade. Todas as instalações do Centro de Convivência irão atender às normas de acessibilidade para permitir a circulação e a prática de esportes por pessoas com deficiência.

A Etec de Esportes será construída na Rua Paulo Lorenzani, s/nº, na Vila Maria, Capital, com acesso pela Ponte Aricanduva, 2ª alça à direita/ao lado do Cingapura Chácara Bela Vista.