Atividades começam com dois cursos: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma; com a nova unidade CPS passa a administrar 76 Fatecs
No Vestibular para o primeiro semestre deste ano, 383 candidatos se inscreveram para disputar 80 vagas l Foto: Divulgação
O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (7) traz o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Votorantim, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Com o objetivo de atender às demandas do arranjo produtivo local, a unidade recém-criada, localizada na Região Administrativa de Sorocaba, inicia as atividades oferecendo dois cursos superiores de tecnologia: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma. Uma demonstração do grande interesse dos jovens pelas graduações oferecidas pela Fatec é a relação de candidatos por vaga verificada no processo seletivo para o primeiro semestre de 2023: Desenvolvimento de Software Multiplataforma foi o curso mais concorrido, com índice de 7,28 c/v, seguido por Controle de Obras com 2,30 c/v. Ao todo, 383 candidatos se inscreveram para disputar as 80 vagas oferecidas – relação de 4,79 c/v.
Na parceria para implantação da faculdade, coube à prefeitura alugar e adequar o imóvel para abrigar a unidade. O Governo do Estado ficou responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. O investimento inicial foi de cerca de R$ 2,9 milhões.
Com 5.621,94 metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos, a sede da Fatec tem 19 salas de aula, dois laboratórios de informática (e espaço para a instalação de outros 16 de diversas especialidades), sala de integração criativa com espaço maker, biblioteca, auditório para 120 pessoas e 5 salas administrativas, entre outros ambientes.
O município de Votorantim também conta também com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, implantada no segundo semestre de 2008. Com cerca de 450 matriculados, a unidade mantém os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Logística e Segurança do Trabalho, além do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Informática para Internet, Logística e Recursos Humanos (M-Tec) e do Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados (MQ-Tec).
No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2023, a Etec ofereceu 215 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Contabilidade e os integrados de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Logística.
Com a nova Faculdade de Tecnologia de Votorantim, o Centro Paula Souza (CPS) passa a administrar 76 Fatecs, além de 224 Etecs e 552 classes descentralizadas – unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec, presentes em 365 municípios paulistas.