Filtro de Daltonismo

Feteps: conheça projetos direcionados à educação de qualidade

Estudantes de Etecs, Fatecs e outras instituições desenvolveram trabalhos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; veja classificados no ODS 4 e 5

1 de agosto de 2024 9:07 am Projetos, Qualidade de Ensino

Aplicativo das alunas da Etec de Cotia torna lúdico aprendizado de áreas como astronomia, ciências exatas e da natureza l Foto: Divulgação

Garantir que crianças e adolescentes completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, além de empoderar mulheres e meninas, são as propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) número 4 e 5: “educação de qualidade” e “igualdade de gênero”, respectivamente previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Orientados por essas diretrizes, estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estaduais desenvolveram alguns dos projetos selecionados para participar da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

De volta ao formato presencial, a Feteps ocorrerá entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Em sua 15ª edição, a mostra vai apresentar 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Etecs, Fatecs e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do CPS. A competição ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.

Confira os projetos orientados pelos ODSs 4 e 5, relacionados abaixo por ordem alfabética de municípios:

Município

Unidade

Nome do projeto

Descrição do projeto

Autores

Capital

Etec Abdias do Nascimento

Educa Avalia

A tecnologia pode ser uma valorosa aliada na luta pela inclusão social. É o que propõem os estudantes da Etec Abdias do Nascimento, de Paraisópolis, com a criação do aplicativo Educa Avalia. Na plataforma é possível encontrar informações sobre o grau de acessibilidade e as condições pedagógicas das instituições de ensino para receber estudantes com deficiência. A ideia é tornar o processo de escolha de uma escola mais fácil e confiável para pais e responsáveis.

José Almeida e Lara Silva. Orientadora: Stephany Conceição

Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira

Sense Wave – braille

Grupo desenvolveu um protótipo que possibilita exibição de letras em braille, com a proposta de oferecer uma ferramenta interativa para o aprendizado da escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual. Sistemas de automação aplicados à educação inclusiva, técnicas de reconhecimento de voz, integração de placas de controle e processamento, mecanismos de acionamento e formatação de sinais em braille estão entre as tecnologias utilizadas no desenvolvimento.

Carla Duarte, Mariana Castro e Paulo Silva Junior. Orientadores: Alexandre Silva e Rodrigo Arakawa

Etec Jaraguá

Modelo Anatômico Inclusivo (MAI): para deficientes visuais, autistas e TDAH

Observando as dificuldades que pessoas com deficiência visual, transtornos do espectro autista (TEA) e do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) encontram nas aulas de anatomia, o grupo desenvolveu um modelo de corpo humano em tamanho real que ensina de forma lúdica e interativa. Entre suas funcionalidades, o equipamento traz sensores para que pessoas com deficiência visual identifiquem os órgãos pelo toque, recebendo a descrição por áudio.

Cassiano Assis, Victor Araujo e Kauê Silva. Orientador: Jean Nascimento

Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira

Eterna Revolução da Alegria (ERA): aprendendo eletrônica e automação através de brinquedos

Objetivo dos estudantes da Etec localizada na zona leste da Capital é despertar em adultos e crianças o interesse pela eletrônica e automação, por meio da construção de brinquedos. A partir de materiais recicláveis, eles criaram um robô que obedece a comandos de voz e um pinball, para demostrar como pode ser divertido para as famílias montarem seus próprios brinquedos. Testada em feiras de ciências, a metodologia teve respostas satisfatórias.

Diego Goncalves, Rafael Gomes e Guilherme Matos. Orientadora: Adriana Santana

Etec Zona Leste

Lear+: auxílio na aprendizagem

Com base em pesquisas e entrevistas com profissionais da educação, o grupo propõe o uso da tecnologia como apoio a professores do Ensino Fundamental 1, com a criação do aplicativo para celulares Lear+. Por meio de atividades lúdicas e interativas, a plataforma desenvolvida na linguagem de programação Python torna a experiência de aprendizado mais envolvente e divertida, com o objetivo de aprimorar as habilidades de leitura e escrita das crianças.

Nair Sousa, Rafael Silva e Henrique Machado. Orientadores: Jeferson Lima e Rogério Costa

PrepTEC – sistema de auxílio ao Vestibulinho Etec

 

O PrepTEC é um site que auxilia estudantes do Ensino Fundamental e demais pessoas que queiram fazer um curso técnico a escolher a carreira que melhor se adequa às suas características e planos para o futuro. A plataforma traz informações sobre o processo seletivo das Etecs, o Vestibulinho, simulados de exames, teste vocacional, e diversos materiais de apoio. A ferramenta também traz um mapa com a localização das escolas do Centro Paula Souza em todas as regiões do Estado.  

Ana Val, Erick Bastos e Giovana França. Orientadores: Jeferson Lima e Rogério Costa

Science AR

Utilizando recursos de realidade aumentada, o Science AR é um aplicativo voltado ao aprendizado de ciências naturais para estudantes do Ensino Fundamental. A plataforma funciona como uma ferramenta complementar de educação, disponibilizando materiais de apoio, questionários sobre temas estudados, modelos 3D e outros estímulos visuais para tornar a disciplina mais dinâmica e atrativa para o público-alvo.

João Alves, Sarah Laurindo, Júlia Gonçalves. Orientadores: Jeferson Lima e Rogério Costa

LadySteel: sistema de auxílio no combate à violência doméstica contra a mulher**

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, o LadySteel é um sistema que permite a vítimas de violência doméstica realizarem denúncias de forma rápida e discreta. É composto por um dispositivo que fica oculto em algum objeto do cotidiano da mulher, como um chaveiro ou joia, possibilitando que ela acione as autoridades sem o conhecimento do agressor, evitando represálias. Uma vez acionado, o equipamento informa sobre a localização da ocorrência.

Mariane Souza, Victor Cardoso e João Cabral. Orientadores: Jeferson Lima e Rogério Costa

Cotia

Etec de Cotia

AstroGuideaplicativo infantil e educacional de astronomia

O aplicativo AstroGuide traz a proposta de simplificar e tornar lúdico o aprendizado de áreas como astronomia, ciências exatas e da natureza. Os conteúdos coincidem com os temas abordados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de modo a servir como auxílio na educação de crianças que estejam cursando do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. O app também fornece dicionário de termos astronômicos e testes de conhecimento.

Heloisa Oliveira, Ana Gois e Maysa Nazario. Orientadora: Fernanda Gomes

Bora Trocar?: conectando leitores, trocando histórias

Com o lema “conectando leitores, trocando histórias”, o Bora Trocar? é uma plataforma que se assemelha aos sites de compra de livros físicos. O diferencial é que nela as publicações não estão à venda, mas ficam catalogadas para troca. É a forma que o grupo de estudantes da Fatec de Cotia encontrou para incentivar a leitura e ao mesmo tempo contribuir para a diminuição do consumo de papel, evitando descarte no meio ambiente.

Ricardo Ferreira, Patrícia Castilho e Willian Stephano. Orientador: Mário Jesus

Ferraz de Vasconcelos

Fatec Ferraz de Vasconcelos

Mentec: software para promover a integração entre alunos de tecnologia através de monitoria

As estudantes desenvolveram um software de monitoria e mentoria para alunos de tecnologia, cujo objetivo é promover o aprendizado eficaz, a orientação personalizada e a construção de comunidades, com o propósito de aprimorar o desempenho acadêmico e profissional dos estudantes. A ferramenta tem funcionalidades como cadastro de usuário, agendamento de monitorias, comunicação entre professor e monitor, avaliações e conteúdos de apoio, entre outras.

Vanessa Sant’Ana, Larissa Silva e Anna Napolitano. Orientadoras: Daisy Éboli e Marcia Bissaco

Garça

Etec Monsenhor Antônio Magliano

Hexápode: desenvolvendo um site e aplicativo móvel de monitoramento e manipulação de um hexápode

Criado por um professor da Fatec Garça, o Hexápode é um robô de seis pernas que reproduz os movimentos de insetos como as aranhas. O projeto das estudantes da Etec Monsenhor Antônio Magliano consiste em um site e um aplicativo para controlar o equipamento a distância, com o objetivo de monitorar as lavouras de café da região. A plataforma interativa também traz informações sobre a biologia, comportamento e curiosidades sobre esses animais de seis patas.

Eduarda Modesto, Diego Cardoso e Luciana Leite. Orientadora: Luciana Oshiiwa

Guarujá

Etec Alberto Santos Dumont

Rodadas de Habilidade

Rodadas de Habilidade é um jogo digital no qual a tecnologia age como aliada da educação, ajudando professores e alunos no ensino e aprendizagem da matemática. Desenvolvido na linguagem de programação Python, o game ensina a disciplina de maneira lúdica e dinâmica, aplicando conceitos como raciocínio lógico a situações do cotidiano. Também pode ser adaptado a diferentes níveis de idade e habilidade, tornando-se uma ferramenta versátil de ensino.

Arthur Mateus, Gabriel Oliveira e Fellipe Cantero. Orientador: Valdeci Santos

Hortolândia

Etec de Hortolândia

Autismo em focoaplicativo de educação parental

Com o objetivo de oferecer um recurso complementar e de apoio para pais e responsáveis por crianças com transtorno do espectro autista (TEA), a equipe da Etec de Hortolândia desenvolveu um aplicativo para celular. A plataforma traz informações baseadas em artigos científicos e em diretrizes reconhecidas internacionalmente sobre diagnóstico e acompanhamento de pessoas com o distúrbio. O app também oferece conexão com grupos de apoio emocional.

Carlos Liberato, Iris Farias e Amanda Machado. Orientadora: Priscila Martins

A música como ferramenta de aprendizado de um idioma – teoria da aprendizagem significativa

Para facilitar a assimilação da língua inglesa e a expansão do vocabulário de maneira dinâmica, os estudantes desenvolveram um aplicativo móvel que funciona como uma plataforma de música educacional. Por meio desta ferramenta, os alunos têm a oportunidade de interagir com as letras das canções, selecionando palavras desconhecidas e visualizando imagens correspondentes, promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Kelwen Alvão, Guilherme Costa e Gabriel Rocha. Orientadores: Priscila Martins e Ralfe Filho

Leme

Etec Deputado Salim Sedeh

Veracidade: sistema de auxílio para verificação de informações através de dados

Com o avanço das redes sociais, aplicativos de mensagens e recursos de inteligência artificial, as chamadas fake news são disseminadas cada vez mais rápido e a veracidade de informações se tornou ainda mais difícil de ser determinada. Para auxiliar na luta contra a desinformação, os estudantes criaram um sistema para avaliar a confiabilidade das notícias, utilizando parâmetros como filtragem de sites, checagem de erros de ortografia e gramática, entre outras ferramentas.

Estevam Rodrigues e César Teodoro. Orientadores: Sergio Candido e Angela Almeida

Novo Horizonte

Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida

Bobina de Tesla Musical

A bobina de Tesla é um transformador ressonante criado pelo engenheiro austríaco Nikola Tesla. Aliando ciência e arte, o projeto explora as possibilidades do equipamento, unindo princípios elétricos à música para oferecer uma experiência sensorial. A metodologia empregada no experimento abrange pesquisa sobre os princípios da eletricidade e funcionamento da bobina, seguida pela implementação de componentes como transformadores, transistores e o software Arduino.

Gabriel Miron, Pedro Machado e Pedro Zanluqui. Orientador: Marcos Cupaioli

Piraju

Etec Waldyr Duron Júnior

Help nas finanças

Elaborada nos formatos impresso e digital, além de textos, a cartilha Help nas finanças disponibiliza vídeos sobre educação financeira para adolescentes. A ideia é distribuir a publicação em escolas públicas e privadas e organizações não governamentais. Um diferencial do conteúdo da cartilha é que os vídeos são traduzidos para a língua brasileira de sinais (libras), visando a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Manuella Montilha, Conrado Santos e Ana Oliveira. Orientadoras: Jamyle Nascimento e Monica Pereira

Santos

Fatec Baixada Santista

Fatecverso: conectando Fatecs, transformando o ensino de forma inovadora com o metaverso

Dentro do Fatecverso, os estudantes das Fatecs têm a oportunidade de criar seu próprio avatar, personalizando sua identidade digital. Por meio de uma plataforma que inclui recursos avançados de áudio e vídeo, eles podem se comunicar em tempo real, proporcionando uma interação mais imersiva e próxima da experiência presencial. Além disso, o metaverso oferece eventos e atividades virtuais, incentivando a troca de experiências e conhecimento entre estudantes de todas as Fatecs.

Igor Santos. Orientador: Victor Canella

São Sebastião

Etec de São Sebastião

Apostila – educação financeira para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental (anos iniciais)

O propósito principal da apostila é ser uma ferramenta para educadores transmitirem conhecimentos financeiros para crianças. Composta por quatro capítulos, a publicação abrange desde a importância do desenvolvimento da educação financeira até a execução de atividades práticas, como contagem de moedas e compras de maneira consciente. A versão destinada aos alunos incorpora atividades visualmente atrativas e lúdicas, adaptadas para simplificar o conteúdo.

Laura Goncalves, Isabella Santos e Lohainny Brito. Orientadora: Patricia Pantojo

**Projeto orientado pelo ODS 5

Leia mais:

Connheça projetos orientados pelo ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável)

Connheça projetos orientados pelo ODS 3 (Saúde e Bem-estar)

Confira projetos orientados pelo ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura)

Confira os projetos orientados pelo ODS 6 (Água potável e Saneamento)

Confira os projetos orientados pelo ODS 7 (Energia Limpa e Acessível)

Confira os projetos orientados pelo ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)

Compartilhe


Veja também