Fatecs abrem inscrições para 1º semestre de 2022

27 de outubro de 2021

Compartilhe!

Processo seletivo das Faculdades de Tecnologia oferece 17.495 vagas, distribuídas em todo Estado l Foto: Gastão Guedes

Atualizado em 4 de novembro às 11 horas

O candidato interessado em disputar uma vaga para os 84 cursos de graduação gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) tem até o dia 1º de dezembro para se inscrever pelo site www.vestibularfatec.com.br e efetivar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 39. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 oferece 17.495 vagas, sendo 16.555 na modalidade presencial e 940 online, distribuídas em todas as regiões do Estado.

A seleção para o Vestibular será por análise de histórico escolar, sem prova presencial ou online. Serão avaliadas as notas de Português e Matemática da segunda série do Ensino Médio referente ao ano escolar de 2020. Se preferir, pode utilizar a nota da primeira série, concluída até 31 de dezembro de 2019.

Novidades

*A futura Fatec Registro passa a integrar o processo seletivo, oferecendo 35 vagas no período da noite para o curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

*Este mesmo curso, implantado no primeiro semestre de 2021 em cinco Fatecs, também será oferecido em outras seis unidades:

Fatec Cotia (40 vagas no período da noite);

Fatec Diadema – Luigi Papaiz (40 vagas no período da manhã);

Fatec Itatiba (40 vagas no período da tarde);

Fatec Mauá (40 vagas no período noturno);

Fatec Zona Sul – Dom Paulo Evaristo Arns (40 vagas no período da tarde); e

Fatec Itapira – Ogari de Castro Pacheco (40 vagas no período da noite)

*Outra novidade do Vestibular é a oferta do curso superior de Gestão Hospitalar na Fatec Bauru – a segunda faculdade do Centro Paula Souza (CPS) a contar com esta formação. A primeira turma ingressou no segundo semestre de 2021, na Fatec de Barretos. O projeto pedagógico e a montagem da grade curricular do curso têm a parceria do Hospital de Amor – instituição referência no tratamento do câncer no Brasil.    

Inscrições

Para se inscrever no processo seletivo das Fatecs é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 39, em dinheiro, até o dia 1º de dezembro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível na internet

Na plataforma www.vestibularfatec.com.br, o candidato deve cadastrar o CPF para acessar o sistema e fazer upload legível do histórico escolar (frente e verso) ou declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio.

Serão aceitos como documento de identificação pessoal o RG, a carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CNH só será aceita na etapa de inscrição e, em caso de classificação, o candidato deverá apresentar o RG ou a CRNM no ato da matrícula.

No ato da inscrição é possível escolher um curso como primeira opção e colocar uma segunda alternativa que poderá ser o mesmo curso (presencial), mas que seja oferecido em outro período na mesma Fatec. Outras formas de segunda opção são a escolha pelo mesmo curso (presencial) de primeira opção oferecido em qualquer período em outra Fatec ou o mesmo curso ou outro, em qualquer período e em qualquer Fatec.

As Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet a quem tiver dificuldade para fazer a inscrição. Os interessados devem verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.

Lançamento de notas

Para se inscrever no processo seletivo das Fatecs, os candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio regular devem inserir a nota final de Português e Matemática, obtidas na segunda série do Ensino Médio referente ao ano escolar de 2020. Outra opção é inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa e de Matemática, da primeira série do Ensino Médio concluída até 31 de dezembro de 2019.

Quem concluiu o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo em 2021 deve fazer o upload do Boletim Escolar Digital, com as notas de Português e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Se preferir, pode inserir as notas de Português e Matemática da primeira série do Ensino Médio. O Boletim Digital está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação.

Estudantes das Etecs podem utilizar o boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), com as notas da segunda série do Ensino Médio. Ou o boletim do NSA ou SIGA com as notas de Português e Matemática da primeira série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio na rede particular de ensino devem fazer o upload do boletim contendo as notas de Português e Matemática da segunda série do Ensino Médio. Ou boletim com as notas de Português e Matemática da primeira série do Ensino Médio.

Aqueles que concluíram ou ainda estiverem concluindo o Ensino Médio, por meio da EJA ou modalidades semelhantes, devem inserir o histórico escolar (frente e verso) ou a declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio, concluída até 31 de julho de 2021. O candidato terá a opção, caso queira, de inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa e de Matemática, obtida no 1º termo do Ensino Médio concluído até 31 de dezembro de 2020.

Já quem concluiu o Ensino Médio, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enccejaa) ou equivalentes, devem inserir a nota de Português e Matemática que consta no certificado.

Para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática ou equivalentes da segunda série do Ensino Médio. Se deseja, é possível inserir a nota final da disciplina de Língua Oficial escolar e de Matemática, obtida na primeira série do Ensino Médio concluído até 31 de dezembro de 2019.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final do processo seletivo das Fatecs, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Confira todos os detalhes no Manual do Candidato, que está disponível no site.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pela internet.