Filtro de Daltonismo

Fatec Zona Leste obtém licença definitiva da Google Play Store

Aplicativos criados por estudantes poderão ser disponibilizados gratuitamente na loja virtual; aquisição foi viabilizada por meio de parceria para a implantação do AMS

20 de agosto de 2025 9:47 am Etec, Fatec, Parcerias

Jogo para exercitar o raciocínio lógico de maneira interativa, ‘MathOff’ foi o primeiro aplicativo publicado na loja virtual l Foto: Divulgação

Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, localizada na Capital, já podem disponibilizar gratuitamente para download na Google Play Store seus aplicativos e jogos desenvolvidos em sala de aula. A aquisição da licença definitiva para publicação na loja virtual foi viabilizada por meio de parceria entre Centro Paula Souza (CPS) e empresa de tecnologia para a implantação do programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

A Fatec Zona Leste, com a Escola Técnica Estadual (Etec) da Zona Leste, que ocupa o mesmo campus, está entre as unidades pioneiras no modelo de ensino que permite ao estudante completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente). O AMS conta com a parceria de empresas do setor produtivo para apoiar as atividades de contextualização profissional que auxiliam na aproximação entre os jovens e o mundo do trabalho.

No caso das unidades da Zona Leste, depois de aprovado no processo seletivo da Etec, o aluno começa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com atividades de contextualização profissional na empresa parceira. Após concluir esse ciclo de três anos, estuda mais dois anos no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec, sem necessidade de prestar Vestibular.

“A obtenção da licença para a nossa unidade é um fator determinante para que os nossos alunos consigam divulgar os aplicativos móveis desenvolvidos durante os cursos, possibilitando a construção dos seus portfólios”, avalia o coordenador do Análise e Desenvolvimento de Sistemas AMS, Jeferson Roberto de Lima. “Além de ser fundamental para a inserção desses jovens no mercado, é também uma vitrine para a Educação Profissional Tecnológica oferecida pela Fatec.”

Desafio de matemática

O marco inicial da iniciativa foi a publicação do game MathOff. Desenvolvido pelos estudantes João Pedro de Oliveira e Diogo Marques Moreira na disciplina de técnicas avançadas de programação web mobile, o app exercita o raciocínio lógico de maneira divertida e interativa. A partir de desafios matemáticos, o jogo proporciona uma experiência que estimula o aprendizado, a competição e a evolução contínua das habilidades cognitivas – clique aqui para baixar.

“Já temos outros aplicativos em fase de homologação na Google Play Store, que realiza um processo de verificação e testes antes da liberação na plataforma, seguindo a ordem de entrega”, explica Lima.

Compartilhe


Veja também