skip to Main Content

Fatec São José do Rio Preto cria app que auxilia professores

Fatec São José Do Rio Preto Cria App Que Auxilia Professores
Reconhecimento facial permite fazer lista de presença automática na sala de aula | Foto: Divulgação

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José do Rio Preto desenvolveram um aplicativo para aparelhos móveis que pode facilitar a vida dos professores. Disponível gratuitamente para download na internet, o Teacher’s Tool permite a chamada por meio de reconhecimento facial, identificando estudantes previamente cadastrados e registrando a presença na sala de aula.

O aplicativo tem o objetivo de diminuir o tempo gasto pelos docentes em atividades administrativas e mecânicas, possibilitando maior otimização do tempo da aula. O conceito é simples: depois de cadastrar de uma a três fotos de cada aluno no aplicativo, o professor fotografa o ambiente para que a ferramenta identifique ausentes e presentes e monte uma lista dos estudantes que compareceram à aula.

Para o professor Henrique Dezani, do curso superior tecnológico de Informática para Negócios da Fatec e orientador do projeto, o uso de inteligência artificial é uma tendência crescente e vem sendo cada vez mais estudado pelos alunos para que se adaptem às exigências do mercado. “Os trabalhos dos nossos estudantes evoluem para aplicativos comerciais, startups e oportunidades de ingresso dos alunos no mundo de trabalho”, afirma.

Além da sala de aula

O desenvolvimento de aplicativos na Fatec integra iniciativa de apresentar projetos dos alunos à comunidade e a empresários regionais. Eles realizam um trabalho interdisciplinar, que envolve a programação do aplicativo e o estudo do mercado. “O que tem tornado os aplicativos atraentes e inovadores é o fato de que eles não pensam apenas em códigos, mas também no envolvimento com as necessidades dos consumidores”, comenta Dezani.

A lista de apps criados na Fatec inclui o Frets e o MHospital. O Frets é um sistema que busca aproximar pessoas que precisam transportar algo de quem já trabalha com fretes ou de entregadores independentes com um veículo, tornando mais simples e eficiente o processo de transporte de qualquer item.

Já o mHospital foi desenvolvido para se integrar ao sistema existente do hospital e apoiar as equipes de enfermagem em suas atividades e procedimentos relacionados aos pacientes internados por meio de um smartphone ou tablet. Dentre as funcionalidades do app, estão a identificação de pacientes através da leitura de QR Codes, localizados na pulseira do paciente e checklist das prescrições médicas que são administradas pela enfermagem nos horários estabelecidos.

Notícias

GastroEtec reúne cerca de 2 mil pessoas em dois dias de evento
Inscrições do Vestibulinho das Etecs terminam hoje, às 15 horas
Fatec Mogi das Cruzes realiza 3ª edição da Jornada de Tecnologia
Feira gastronômica da Etec Santa Ifigênia termina neste sábado
Congresso sobre sustentabilidade adia prazo de submissões

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top