Fatec Santo André vence corrida de eficiência energética no Kartódromo de Interlagos

Alunos e professores da Fatec Santo André conquistaram o 1º lugar da Maratona Universitária da Eficiência Energética na categoria elétrica e o 12º na modalidade gasolina na última sexta-feira, 28 de novembro. O evento contou […]

3 de dezembro de 2014 3:37 pm Institucional

Crédito: Dominique Schumacker | Natália Lima dos Santos, de 19 anos, pilotou o veículo campeão na modalidade elétrico

Alunos e professores da Fatec Santo André conquistaram o 1º lugar da Maratona Universitária da Eficiência Energética na categoria elétrica e o 12º na modalidade gasolina na última sexta-feira, 28 de novembro. O evento contou com a participação de mais de 500 estudantes de ensino superior de dez Estados e foi realizado no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo.

Ao todo, 78 protótipos de veículos movidos a eletricidade, etanol e gasolina participaram da disputa que tinha como objetivo descobrir qual veículo conseguia completar a maratona com o menor consumo de energia. Para isso, os competidores deram oito voltas completas em um circuito de 1.150 metros.

Os dois protótipos da Fatec foram pilotados por mulheres. Estudante do curso de Mecânica Automotiva, Natália Lima dos Santos, de 19 anos, dirigiu o modelo elétrico. A aluna conta que as representantes da Fatec não eram exceção na competição: “Tem muita menina [pilotando] porque tem de ter um peso baixo para o carro ficar mais eficiente. Além disso, menina é mais tranquila para dirigir, não perde tanto a cabeça na direção”, explica.

Essa foi a segunda vez que Natália participou da maratona. Ela conta que recebeu o resultado com surpresa. “Fiquei muito, muito emocionada. Foi muito acima do esperado”, conta. Para a jovem, que sonha em trabalhar em uma montadora, a competição é uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido dentro das salas de aula da Fatec. “Na faculdade, a gente conhece a teoria. Na hora de fazer um carro é totalmente diferente e a gente já vê como é trabalhar numa montadora”, diz a estudante.

Como prêmio, a Fatec Santo André vai receber um carro da Renault que será utilizado durante as aulas dos cursos de Eletrônica Automotiva e Mecânica Automotiva, oferecidos na unidade.

No ano passado, a faculdade alcançou o 11º lugar entre os 55 protótipos inscritos. Segundo os organizadores, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo.

Equipe carro a eletricidade

Professor: Luiz Vasco Puglia

Alunos:
Paulo Francisco Duarte
Andrew Kenji Taira
Abner Da Silva Titico
João Lucas Genoveze Varotti
Natália Lima Dos Santos
Felipe Santana Hune

Equipe carro a gasolina

Professor: Fabio Delatore

Alunos:
Rodrigo da Mata Oliveira
Karoline de Almeida Schmidt
Felipe Fagundes Coutinho
Lucas Motta de Novaes
Dominique Schumacker Cordeiro Morales
Carlos Alberto Malveira de Almeida

Compartilhe


Veja também