Fatec Pinda abre inscrições para curso de microscopia

Direcionadas à comunidade fatecana, as aulas gratuitas e online ensinam como analisar amostras com microscópios de alta resolução; técnica é usada na indústria para identificar elementos químicos

28 de setembro de 2020 8:28 am Fatec

Jorge Rosa (em primeiro plano) com equipe no laboratório da Fatec Pinda durante preparo dos módulos do curso MEV | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pindamonhangaba abriu vagas para o curso de Técnicas de Análises por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para estudantes, professores e funcionários das faculdades do Centro Paula Souza (CPS). As aulas serão transmitidas pela plataforma Teams e as inscrições gratuitas devem ser feitas até quarta-feira (30) pelo formulário ou site da unidade.

A MEV é uma técnica de análise de amostras com microscópios de alta potência e capacidade de ampliação de até um milhão de vezes. Aplicado nas indústrias de metal, mecânica, metalurgia, manutenção, soldagem, gestão agrícola e gestão industrial, o recurso permite analisar os elementos químicos presentes em materiais como polímeros, compósitos, cerâmica e alguns tecidos biológicos. 

No formato online, o curso está estruturado em módulos e pode ser realizado entre 24 de outubro e 25 de novembro. O aluno escolhe os dias e horários para estudar e pode contar com plantões semanais à distância. Os participantes que concluírem todas as atividades propostas receberão certificados. 

Experiência virtual

O curso foi oferecido pela Fatec Pindamonhangaba no início da quarentena e, por conta da boa adesão, o coordenador do laboratório e professor Jorge Rosa promoverá a segunda edição. “A técnica MEV é amplamente usada por tecnólogos de diferentes áreas e o formato online do curso permite a inscrição de participantes de várias regiões do estado”, afirma.     

O curso conta ainda com um vídeo e um software que simulam uma análise de uma amostra. Essa tecnologia permite que o estudante vivencie uma experiência virtual, como se estivesse operando um microscópio e analisando materiais.

Compartilhe


Veja também