Iniciativa tem como objetivo capacitar cerca de 600 profissionais da rede municipal de ensino sobre a utilização da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem
Formação de professores é fruto de parceria da Fatec Ourinhos, Prefeitura e UTFPR | Foto: Prefeitura de Ourinhos
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Ourinhos realiza nesta quarta-feira (20), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Prefeitura de Ourinhos, a aula inaugural de um curso voltado à formação de professores sobre o uso da inteligência artificial (IA) na sala de aula. A iniciativa tem como objetivo preparar docentes da rede municipal para o uso da tecnologia, promovendo a reflexão sobre práticas pedagógicas e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem.
Batizado de “A inteligência artificial no contexto de sala de aula”, o curso permitirá a capacitação de 600 profissionais. Com duração de três meses, a formação contará com sete módulos e as atividades serão realizadas totalmente a distância, por meio da plataforma Google Classroom.
A proposta, segundo a coordenadora do curso de Ciência de Dados da Fatec, Rose Prado, é que os docentes tenham a oportunidade de compreender como a IA funciona e suas possibilidades dentro do processo de ensino-aprendizagem. “Esperamos que os professores, ao término da formação, estejam aptos a integrar ferramentas de IA ao planejamento e à prática pedagógica de maneira ética e eficiente”, explica.
A expectativa é que, após a conclusão da primeira turma, a formação passe a ser oferecida semestralmente para novas turmas da rede municipal.