Fatec de Rio Claro terá modelo com salas de aulas inteligentes

Futura unidade oferecerá cursos que vão incluir trilhas em ciência de dados, inteligência artificial, internet das coisas, nuvem, segurança da informação e governança ambiental

28 de abril de 2023 9:45 am Institucional

Perspectiva dos futuros ambientes da unidade; investimento do Governo do Estado nas obras supera R$ 13,8 milhões | Fotos: Reprodução

A sede da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) que está sendo construída pelo Centro Paula Souza (CPS) em Rio Claro contará com um formato de campus inteligente, com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e tecnologias integradas ao ambiente empresarial. O investimento do Governo do Estado de São Paulo é de R$ 13,8 milhões nas obras de construção, reforma e adequação do espaço.

“Antenada aos desafios da nova economia cada vez mais digital, a futura Fatec de Rio Claro será referência, tanto pelo ambiente de aprendizagem colaborativo quanto na abordagem pedagógica alinhada às necessidades do mundo corporativo”, afirma a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.

Com obras em estágio avançado, a unidade será instalada em parte do local que foi ocupado pelo Colégio Vocacional e mais recentemente pela Escola Chanceler Raul Fernandes, na Rua 2, nº 2.877, no bairro Vila Operária.

Os cursos de graduação, que vão incluir seis trilhas profissionais – ciência de dados, computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, governança ambiental, social e corporativa (ESG) e segurança da informação – serão oferecidos em parceria com a iniciativa privada, com foco em tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

As trilhas serão híbridas com aulas presenciais, online síncronas e assíncronas, ministradas por professores do CPS e profissionais das empresas parceiras. Outro diferencial é disponibilizar certificações intermediárias que facilitem a entrada dos estudantes no mercado de trabalho mesmo antes de concluir o curso.

Quatro bigtechs, grandes empresas de tecnologia, apoiam este modelo pedagógico inovador que utilizará metodologias ativas de ensino, envolvendo os alunos em projetos integradores e de resolução de problemas reais para auxiliar empresas em processos de transformação digital ou de economia verde.

Ensino Técnico

Além da futura Fatec, Rio Claro conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva. Atualmente, a unidade contabiliza cerca de mil alunos matriculados em cursos técnicos e integrados ao Ensino Médio. No Vestibulinho para o segundo semestre de 2023, a Etec oferece 200 vagas para os cursos técnicos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Enfermagem e Mecânica.

Inscrições abertas

Os interessados em estudar a partir do segundo semestre de 2023 em uma Etec ou Fatec já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrição aberta pelo site vestibulinhoetec.com.br até 8 de maio. O valor da taxa é de R$ 33. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br até 2 de junho. A taxa é de R$ 91.