Fatec de Marília vai para fase final do SWU

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Estudante Rafael Almeida Camarinha, de Marília, venceu a segunda etapa do Programa Impacto Zero do SWU (Starts With You – Começa Com Você), festival de música e sustentabilidade que seleciona projetos […]

20 de junho de 2011 10:00 am Fatec

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Estudante Rafael Almeida Camarinha, de Marília, venceu a segunda etapa do Programa Impacto Zero do SWU (Starts With You – Começa Com Você), festival de música e sustentabilidade que seleciona projetos ambientais de faculdades e vai premiar o primeiro colocado com R$ 500 mil. A gincana de reciclagem de lixo aconteceu no sábado, 18.

A Fatec de Marília arrecadou mais que o dobro de material reciclado que sua concorrente, a Universidade Federal de Pernambuco (Campus Avançado do Agreste, Caruaru): 3.498.254,35 SWU $, moeda simbólica criada pelo projeto. Cada material coletado tem um valor diferente, dependendo da dificuldade para captação e valor revertido às cooperativas. A federal de Pernambuco conseguiu 1.279.076,92 SWU $.

“Fizemos a coleta, triagem e a pesagem com o apoio de toda a comunidade e o esforço dos alunos e dos voluntários. Foi uma prova muito concorrida e ficamos em segundo lugar entre as 20 faculdades, muito próximo do primeiro lugar”, disse Gustavo Soares, professor do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Marília.

A Fatec de Piracicaba, que também participou da gincana, ficou atrás da Universidade do Sagrado Coração, de Bauru, e não passou para a próxima etapa.

A fase final do SWU, que apontará a faculdade vencedora, será realizada ao longo de cinco semanas em um reality show no canal Multishow. Serão dez episódios, duas vezes por semana, em que cada participante terá a oportunidade de mostrar por que sua faculdade é merecedora do prêmio.

Batizado de Cosemasu (Coleta Seletiva Marília Sustentável), o projeto da Fatec de Marília concorreu com similares de 100 universidades de 16 Estados na primeira etapa. Prevê a instalação de lixeiras para coleta de vidro, papel, plástico e metal em todas as casas do município e uma estrutura de transporte para recolher o material. O grande diferencial é a educação ambiental e humanização dos catadores de material reciclado, com a participação dos alunos da Fatec, indo de casa em casa.

Compartilhe


Veja também