Fatec de Jaú desenvolve barco não tripulado para monitoração ambiental

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú e a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um barco sem tripulação para monitorar a qualidade da água e o comportamento de peixes. O veleiro poderá controlar poluição […]

11 de julho de 2012 10:00 am Fatec

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Jaú e a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um barco sem tripulação para monitorar a qualidade da água e o comportamento de peixes. O veleiro poderá controlar poluição e serviços sob a água sem a necessidade de um operador.

A embarcação é guiada por motores elétricos e energia solar controlados por rádio frequência. Dessa forma, evita-se a necessidade constante de reabastecimento e permitem-se percursos mais extensos. O protótipo está em fase final de construção e deverá ser testado em uma represa do interior de São Paulo até o final do ano. Foi projetado para uso em águas fluviais, como rios, lagos e represas.

Veículo submersível

A Fatec de Jaú já trabalha no desenvolvimento de tecnologias navais há 20 anos com o objetivo de baratear e expandir seu uso. Já desenvolveu o Veículo Submersível Não Tripulado (VSNT), manipulado a até 140 metros sob a água, o equivalente à profundidade da barragem de Itaipu e o máximo a que se chega hoje no Brasil.

“O VSNT poderia ser utilizado para fazer vistorias em pilares de pontes, estrutura de barragens, dutos submersos e ainda em análises ambientais. Como a tecnologia ainda é muito cara, essas tarefas simples para uma embarcação não tripulada hoje são desempenhadas por mergulhadores”, ressalta Luís Alberto Sorani, um dos coordenadores do projeto.

Compartilhe


Veja também