Fatec Araçatuba desenvolve game que ensina a combater o Aedes aegypti

Fatec Araçatuba Desenvolve Game  Que Ensina A Combater O Aedes Aegypti
Crédito: Arquivo Pessoal | Professor Ronnie Marcos Rillo entre os alunos Yago Lagrotti Bracco e Fábio Hissayoshi Yajima

Utilizar jogos digitais para explicar de maneira lúdica às crianças como evitar contrair dengue, zika e chikunguya pela picada do mosquito Aedes aegypti. Com essa ideia, Yago Lagrotti Bracco e Fábio Hissayoshi Yajima, alunos do quarto semestre do curso de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), de Araçatuba, criaram um game em que o jogador terá como objetivo salvar a humanidade da epidemia das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O protagonista do jogo é dr. Vacina,  médico e cientista que faz pesquisas no laboratório sobre o mosquito transmissor. Constam de seus desafios acabar com os focos do inseto, prevenir sua proliferação e destruir os planos maléficos do dr. Vírus.

“O gênero do game que criamos é de plataforma semelhante ao conhecido Super Mario Bros”, explica Yago. A ideia é que o jogador passe por fases e obstáculos nos quais terá de resolver questões e tomar decisões, como por exemplo o que fazer com os pneus e garrafas para evitar a presença do mosquito. “Nosso foco nesse projeto foi trabalhar com o conceito da gamificação para conscientizar crianças”, enfatiza Yago. A gamificação tem o objetivo de tornar tarefas e demandas mais simples e interessantes por meio de ações interativas, como as que são desenvolvidas em games.

Trabalho acadêmico

A pesquisa, que começou como atividade extracurricular, acabou virando um trabalho acadêmico selecionado para a mostra deste ano da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, na Capital.

Embora o curso de ADS não tenha disciplinas específicas de jogos digitais, oferece base para quem quer se aventurar na área. “Estudamos programação e uma disciplina que se chama Interação Homem-Máquina. Nós também fomos buscar informações na área de engenharia de software”, cita Yago.

“Os alunos tiveram a ideia depois de participar de uma competição de desenvolvimento de games pela internet”, conta o coordenador do projeto e do curso de ADS da Fatec Araçatuba, Ronnie Marcos Rillo.

Ainda em desenvolvimento, o jogo deve ser disponibilizado gratuitamente para rodar em PCs e celulares.

Fatec São José do Rio Preto cria app que auxilia professores
Paula Souza promove capacitação de professores no México
Matricula dos convocados da 1ª lista do Vestibulinho termina hoje
Fatec Praia Grande oferece cursos de férias no final de janeiro