Evento reúne prefeituras, instituições de ensino e empresas para apresentar pesquisas e projetos de prevenção e redução de riscos de desastres naturais. Um dos trabalhos é o app de monitoramento de enchentes criado por alunos da Etec de Monte Mor
Evento apresenta pesquisas e soluções inovadoras para prevenção e redução de riscos de desastres naturais | Foto: Divulgação
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana realiza nesta quarta-feira, dia 22, o 1º Simpósio de inovação nas ações de defesa civil e cidades resilientes na Região Metropolitana de Campinas. O evento, gratuito, reúne representantes de prefeituras, instituições de ensino e empresas, para apresentar pesquisas e soluções inovadoras para prevenção e redução de riscos de desastres naturais. Para participar é preciso apenas fazer o credenciamento a partir das 8 horas.
“É a primeira vez que conseguimos reunir esse grupo de agentes para discutir estratégias para minimizar prejuízos e, principalmente, preservar vidas de moradores de áreas sujeitas a enchentes ou queimadas, por exemplo”, diz um dos organizadores do simpósio, Maricê Balducci, professor do curso superior tecnológico de Logística da Fatec. “Normalmente as pessoas só dão atenção aos desastres naturais no momento em que eles ocorrem. Nossa região tem condições de se tornar referência na prevenção do problema.”
Americana está localizada na Região de Campinas, o primeiro município a receber da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, o certificado cidade resiliente – localidade com estrutura e planejamento suficientes para responder por conta própria aos desastres naturais.
São parceiros na realização do Simpósio a Agência Metropolitana de Campinas (AgemCamp), Campanha Construindo Cidades Resilientes e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Pesquisas e projetos
Entre os projetos a serem apresentados no evento está o Água à vista – sistema de monitoramento de enchentes, desenvolvido pelos estudantes João Alonso e Lucas Silva, do curso técnico de Informática da Escola Técnica Estadual (Etec) de Monte Mor, sob orientação dos professores Fabiano Zuin e Priscila Martins.
Os jovens tiveram a ideia do trabalho ao observar o sofrimento de amigos e parentes com enchentes. Trata-se de uma ferramenta formada por um minicomputador de bordo integrado a um sensor que mede o nível da água em determinado local ou região. As alterações são identificadas e as informações enviadas em tempo real para dispositivos móveis.
“Qualquer pessoa poderá baixar o aplicativo e se informar sobre pontos de alagamento, mas nosso foco principal é possibilitar que moradores em áreas sujeitas a enchentes tenham a possibilidade de se prevenir contra a ação das chuvas”, explica Zuin.
Além de ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos, o protótipo do Água à vista foi premiado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Jaraguá (SC), no ano passado.
A programação do evento inclui também ações, projetos e pesquisas desenvolvidas em instituições, como Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), Defesa Civil dos municípios de Americana, Atibaia, Campinas, Itatiba, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Serviço
1º Simpósio de inovação nas ações de defesa civil e cidades resilientes na Região Metropolitana de Campinas
Local: Fatec Americana
Rua Emílio de Menezes, s/nº, Gleba B – Vila Amorim
Quando: 23 de agosto, a partir das 8 horas