Projeto prevê oferta de estágio para alunos do curso de Ciência de Dados que auxiliarão empresa de equipamentos agrícolas a aumentar eficiência na tomada de decisões
José Eduardo Rossilho de Figueiredo, coordenador da Fatec, com Suellen Vasconcelos e Luiz Gustavo Teixeira | Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (1º de setembro), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Adamantina inicia uma ação conjunta para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas com a Adagro, empresa que atua na área de insumos e equipamentos para produtores rurais. O projeto prevê a oferta de estágio para alunos do curso de Ciência de Dados que auxiliarão a companhia em relação à automatização de processos internos e sistematização de dados.
A iniciativa é resultado do projeto de pesquisa em Regime de Jornada Integral (RJI) do professor Luiz Gustavo Teixeira, intitulado Quando palavras são números: exploração de palavras para auxiliar na tomada de decisões baseada em dados no contexto do Agronegócio. De acordo com o autor, o objetivo é conduzir estudos utilizando termos frequentemente empregados no agro, com a finalidade de aprofundar o entendimento sobre as especificidades das diferentes culturas produzidas no Estado.
“Além de possibilitar aos alunos um primeiro contato com o mercado de trabalho na área, o projeto permitirá a aplicação direta do conhecimento acadêmico em desafios reais do agronegócio por meio da pesquisa aplicada”, destaca o professor.
Eficiência na tomada de decisão
Participam do estágio os jovens Fabrício Pechinin, Heitor Vicente, Igor Rogério Manoel Santos e João Eduardo Magalhães. Para Fabrício, a oportunidade representa a chance de colocar em prática o aprendizado obtido ao longo de três anos na Fatec. “Vamos avaliar as necessidades da empresa e propor ferramentas que aumentem a eficiência das tomadas de decisões, levando em consideração as palavras-chave mais utilizadas no dia a dia do agronegócio”, explica.
Responsável pelo departamento de Gente e Gestão da Adagro, Suellen Vasconcelos destaca que a iniciativa contribuirá para o fortalecimento do setor na região. “Em conjunto com a Fatec, pretendemos desenvolver o talento dos jovens, criar soluções e contribuir para um ciclo virtuoso de crescimento em toda a cadeia produtiva regional.”