Inspirada na obra ‘O Alienista’, de Machado de Assis, mostra cultural desafia conceitos de normalidade e utiliza prática terapêutica baseada na expressão artística
Estudantes criaram linha do tempo com figuras históricas que desafiaram o conceito de ‘normalidade’ de sua época l Foto: Divulgação
Está em cartaz, até 25 de junho, a exposição Explorando a normose – a razão é uma ilusão?. Realizada por alunos do curso superior de tecnologia em Eventos, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí – Deputado Ary Fossen, localizada na região de Campinas, a mostra é inspirada no conto O Alienista, do escritor Machado de Assis. A visitação é gratuita, na Biblioteca Pública Municipal Nelson Foot.
O Alienista conta a história do dr. Simão Bacamarte, um psiquiatra que decide estudar a loucura, construindo uma casa para internar supostos “loucos”. A obra explora de forma cômica e crítica os excessos da ciência, questionando os conceitos de loucura e razão, além do poder dos alienistas (médicos especialistas no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças mentais).
Inspirados na obra, os estudantes criaram mandalas por meio da arteterapia, prática terapêutica que utiliza a arte como ferramenta para promover o bem-estar emocional, mental e social. Além disso, desenvolveram uma linha do tempo com figuras históricas que, em diferentes contextos, desafiaram a “normalidade” de sua época: os artistas plásticos Arthur Bispo do Rosário, Frida Kahlo e Vincent Van Gogh; o físico Albert Einstein; e a psiquiatra Nise da Silveira são alguns exemplos.
“É um convite à reflexão sobre atitudes que tomamos influenciados pela massa. Nos entregar a essa normose, muitas vezes, faz perder a individualidade e a autenticidade”, explica a professora do curso, Adriana Ballerini. Normose é o conceito que se refere à patologia da normalidade, a tendência de seguir cegamente hábitos e comportamentos considerados normais pela sociedade. “Também nos propõe a pensar sobre as fronteiras entre loucura e genialidade, desvio e resistência”, acrescenta a educadora.
Em uma sala que se assemelha ao ambiente de uma sessão de terapia, os visitantes podem deixar, por escrito, suas impressões e opiniões sobre o tema da exposição. O evento faz parte da programação da 14ª edição do Encontro de Tecnologia e Cultura da Fatec Jundiaí, que teve início no final de maio, com apresentações artísticas, roda de conversa e intervenção gastronômica.
Serviço
Exposição ‘Explorando a normose – a razão é uma ilusão?’
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot
Endereço: Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens – Jundiaí
Data: até 25 de junho
Horário: de segunda a sexta, das 9 às 19 horas; e aos sábados, das 10 às 14 horas