Ex-aluno da Etec Martin Luther King é aprovado no ITA

Depois de muito estudo, Daniel Yuki Higa, de 20 anos, se tornou o primeiro aluno da Escola Técnica da Capital a ser aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

24 de maio de 2023 2:52 pm Etec

Daniel Yuki Higa, egresso da Etec Martin Luther King, foi aprovado na turma 27 do ITA. Foto: Divulgação

Um aluno que estudava apenas o necessário, mas que, com empenho, virou o jogo e foi aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Este é Daniel Yuki Higa, que, em 2019, se formou no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica na Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, na Capital. “Tudo começou a mudar no período próximo ao Vestibulinho”, relembra. “Naquele momento eu comecei a sentir a pressão e a incerteza dessa nova etapa da minha vida.”

Em 2017, ele intensificou os estudos e escolheu um curso que despertava seu interesse. “Mecatrônica foi a área que mais me chamou atenção, por abranger diversas disciplinas relacionadas à tecnologia”. O jovem também começou a participar de diversos eventos, palestras, workshops e meetups relacionados a tecnologia. “Havia dias que passava o tempo todo fora de casa, saía às 6 da manhã e voltava só às 23 horas”, conta.

Quando o Vestibular se aproximou, Daniel decidiu diminuir a presença em palestras e passou a se dedicar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e à prova para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) para Ciências da Computação. “Diferentemente de quando passei no Vestibulinho, não alcancei a aprovação. Após a conclusão do Ensino Médio e com a falta de perspectivas devido à pandemia e suas restrições, transformei minha tristeza em determinação e, com disciplina, passei a estudar incansavelmente.”

Ele conta que durante o período letivo na Etec, parecia um sonho distante passar no processo seletivo do ITA, um dos mais concorridos do País. “Mas eu foquei os estudos nas questões do vestibular do instituto e a cada acerto era uma sensação de vitória. Me lembro até hoje da primeira questão que acertei”, diz.

Foi a partir dessa dedicação que Daniel foi aprovado na turma 27 de Engenharia da instituição. “O ensino me faz viver todo dia uma aventura diferente.” O estudante aconselha quem busca algo semelhante a ter disciplina e determinação. “É preciso cultivar confiança em si mesmo. Acredito que quem conquista aprovação no ITA é uma pessoa com força de vontade inabalável e perseverança”, finaliza.

Protagonismo

Em abril deste ano, o reitor do Instituto, Anderson Ribeiro Correia, e o chefe da seção do vestibular, coronel João Batista do Porto Neves Junior, visitaram a Etec Martin Luther King para homenagear a escola pela aprovação do ex-aluno na instituição e aproveitaram para fazer uma palestra para cerca de 500 estudantes. O diretor da Etec, Valdir Ferri Ross, conta que essa é a primeira vez que um ex-aluno da unidade é aprovado no ITA. “Sempre procuramos incentivar o protagonismo dos estudantes e buscamos maneiras de levar o conhecimento além do conteúdo programático. É gratificante ver isso dando certo”, afirma.

Acompanhe mais novidades sobre a trajetória de Daniel através do Instagram.