Ex-aluno da Etec de São Pedro coordena projeto de botânica da USP na região

Nem parece que Alisson Henrique Domingos é ex-aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Gustavo Teixeira, de São Pedro, na região de Campinas. Formado em 2014 no Ensino Médio, o estudante teima em continuar por perto […]

25 de abril de 2016 3:44 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Alunos da Etec vão a campo para estudar flora da região

Nem parece que Alisson Henrique Domingos é ex-aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Gustavo Teixeira, de São Pedro, na região de Campinas. Formado em 2014 no Ensino Médio, o estudante teima em continuar por perto da unidade onde concluiu o ensino básico, fez estágio e o curso técnico em Administração.

Agora estudante de Engenharia Agronômica da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba e membro do Grupo de Estudos “Walter Accorsi” (GeWa), Alisson coordena um projeto com alunos da Etec para estudar espécies vegetais comuns naquele ambiente que podem ser usadas com fins medicinais, como condimentos, ou aromáticos.

Segundo Alisson, a escolha uniu seu vínculo com a escola e a proximidade da unidade a uma área rica para a pesquisa. “No GeWa tive essa oportunidade de trabalhar com botânica e pensei: por que não usar essa parte de ecobotânica aliada à educação?”. A cidade de São Pedro fica justamente em uma área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, o que privilegia a coleta de exemplares.

O projeto já está em execução e conta atualmente com a participação de mais de 60 alunos da Etec, que, divididos em grupos, são responsáveis por várias etapas da pesquisa, como o levantamento de espécies por meio de pesquisa de campo, estudos químicos com produtos aromáticos, utilização das plantas na alimentação e conservação do material.

Atividades interligadas

Algumas fases serão integradas a atividades ligadas às disciplinas da grade escolar. “Os alunos do curso da área de Alimentação vão exibir estudos na mostra científica da escola, por exemplo”, conta Alisson.

Neste ano, os estudantes já participaram de trabalhos de campo para verificar as espécies da região. Todas as atividades são extracurriculares e resultarão, ao final, em uma cartilha.

Trabalhar com educação e atuar no Ensino Técnico são ideias que agradam o futuro engenheiro. “Gosto muito da área, principalmente depois de ter estudado nessa escola. A gente forma uma família.”  Na USP, Alisson deve se formar em 2020.