Etecs têm ótimos resultados no Ideb de 2019, segundo o MEC

Ministério da Educação anunciou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para todo o Brasil nesta terça-feira; a média do Ideb das 166 Etecs participantes é 6, acima da média das escolas brasileiras (4,2)

15 de setembro de 2020 7:27 pm Etec

Etec de Fernandópolis é uma das unidades do CPS que já oferece cursos adaptados ao Novo Ensino Médio| Foto: Gastão Guedes

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) mostraram mais uma vez a qualidade do ensino que oferecem à população de São Paulo. Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 para todo o Brasil. A média do Ideb das 166 Etecs participantes é 6. Esse índice está acima da média das escolas de Ensino Médio do Brasil (4,2) e acima dos resultados de todas as regiões do País: Norte (3,6), Nordeste (3,9), Centro-Oeste (4,4), Sul (4,4) e Sudeste (4,4). Também é superior à média das escolas do Estado de São Paulo, que é 4,6.

Mas há mais boas notícias. Entre as 100 escolas públicas brasileiras com melhor resultado no Ideb de 2019, 50 são Etecs. Das 50 melhores escolas públicas do Estado, 44 (88%) são Etecs. Na Capital, entre as 20 melhores escolas públicas, 16 (80%) são Etecs – veja as tabelas abaixo.

“Esses excelentes resultados são reflexo da prioridade que temos dado à atualização contínua dos currículos, à capacitação sistemática de professores e à supervisão pedagógica, sempre atuante”, diz a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Nossos alunos e professores merecem nossos aplausos por mais essa conquista “

O panorama das Etecs no Estado mostra que os melhores índices foram obtidos pelas Etecs Antonio Vasco Venchiarutti (7), de Jundiaí, Professor Armando José Farinazzo (7), de Fernandópolis, e Presidente Vargas (7), de Mogi das Cruzes. Na Capital, onde 19 escolas foram avaliadas, as unidades mais bem colocadas são Irmã Agostina (6,9), Sebrae (6,6) e Professor Basilides de Godoy (6,5).

O Ideb foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. O indicador reúne o fluxo escolar (aprovação, retenção e evasão) e as médias de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

100 melhores escolas públicas do Brasil

50 melhores escolas públicas do Estado

20 melhores escolas públicas da Capital

Compartilhe


Veja também