De hoje a sexta-feira, 25 de setembro, três alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015. A iniciativa tem por objetivo propiciar aos jovens a vivência do processo político e […]
Jeferson Ramos e Matheus Silva alunos da Etec Jaraguá com o professor Rafael Gimenez, orientador dos projetos selecionados – Foto: Divulgação
De hoje a sexta-feira, 25 de setembro, três alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015. A iniciativa tem por objetivo propiciar aos jovens a vivência do processo político e também despertar a reflexão crítica e representação política por meio da prática do processo democrático. Nesta 12ª edição, foram selecionados 78 projetos de lei, elaborados por estudantes do Ensino Médio de todo o País, que terão a chance de vivenciar a rotina da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Entre os projetos escolhidos, dois foram desenvolvidos por alunos do curso técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio da Etec Jaraguá, da Capital. O de Jefferson Douglas Ramos apresenta proposição de lei que obriga as empresas do ramo alimentício a incluírem nas embalagens de seus produtos a quantidade de porções correspondente ao limite de sódio recomendado para o consumo diário.
Já o de Matheus Moreira da Silva propõe a obrigatoriedade dos ocupantes dos cargos legislativos nas esferas municipal, estadual e federal de cumprirem carga horária anual de seu mandato em instituições públicas de interesse social, como escolas, hospitais ou meios de transporte.
Representando a Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, o trabalho do estudante do Ensino Médio Matheus Dalta Pimentel propôs a criação do Programa Federal de Resposta Tributária para Pessoa Jurídica (PROFERT/PJ), que tem como proposta promover o conhecimento e a fiscalização da carga tributária recolhida em favor dos cofres públicos pelas pessoas jurídicas de todo o território nacional.
Para acompanhar as atividades Parlamento Jovem acesse a página do programa no Facebook.