Etecs Getúlio Vargas e Carlos de Campos comemoram 100 anos com semana de atividades culturais


23 de setembro de 2011

Compartilhe!

Muro da Etec Carlos de Campos grafitado pelos ex-alunos Osgemeos. / Foto -Analu Andrigueti.

A data oficial é quarta-feira, 28, mas a próxima semana já começa repleta de atividades culturais nas duas primeiras Escolas Técnicas Estaduais da Capital, que completam 100 anos: a Etec Getúlio Vargas, no Ipiranga, e a Etec Carlos de Campos, no Brás.

A Semana Aberta da GV acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro, das 9 às 19 horas, com atividades desenvolvidas pelos alunos dos Ensinos Médio e Técnico. Entre as apresentações estão seis números de dança que envolvem diretamente mais de cem alunos, além dos que produziram os acessórios e as máscaras. “A ideia foi recriar a trajetória do centenário a partir da música, da dança e do vestuário. O foco será na década de 40 para cá, incluindo o hip hop atual com mais de 20 meninos no palco”, diz Nilza Roberti Chui, professora de Artes de Design de Interiores.

Os alunos do Ensino Médio também organizaram uma grande exposição dos principais acontecimentos dos últimos 100 anos divididos por décadas. “Ficamos com a década de 40 e escolhemos a Segunda Guerra Mundial”, diz LeonardoDomingues, aluno do 3º ano do Ensino Médio, que, ao lado de outros estudantes, desenhou um painel com aviões, exércitos e prédios em chamas.

“Para ajudar os alunos a recuperarem a memória da Etec em seus trabalhos, convidamos diversos ex-alunos e ex-professores para darem palestras, como Eduardo Giácomo Frassei, que foi aluno entre 1940 e 1947 e professor entre 1949 e 1982”, conta Reny Teodoro, professora de Língua Portuguesa, responsável pela Historiografia da Etec GV e coautora de um livro sobre a escola que está em fase de finalização. “Ele contou que tinha verdadeira paixão pelas esculturas de leões que ficavam na frente do antigo prédio da rua Piratininga e que no momento da mudança para onde estamos hoje ele se propôs a pagar o carreto para trazer os leões, pois não imaginava a Etec sem eles”, relembra Reny.

As comemorações na Carlos de Campos vão ocorrer dentro da tradicional Semana Carlos de Campos. De 27 a 30 de setembro, das 10 às 21 horas, serão promovidas diversas atividades culturais, incluindo uma exposição de objetos e equipamentos antigos utilizados nos cursos – balanças, máquinas de escrever, calculadoras, vitrolas etc -, uma oficina de desenho com o cartunista Spacca, ex-aluno da Etec, e a “Woodstokk”, com bandas da escola e convidadas, na quarta-feira, 28, às 15 horas.

“Muitos grafiteiros importantes estudaram aqui, em espcial os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo conhecidos internacionalmente como Osgemeos, que infelizmente estão na Lituânia e não poderão comparecer à Semana”, conta Nilton César Alves, diretor da Etec Carlos de Campos. Ele também foi aluno da escola, onde cursou Desenho de Comunicação. “Mas esperamos a participação de outros grandes nomes, como o Cranio.”

História

Em 28 de setembro de 1911 foi publicado o Decreto n.o 2118-B, que regulamentou as primeiras escolas profissionais da Capital: a Escola Profissional Feminina, hoje Etec Carlos de Campos, e a Escola Profissional Masculina, a Etec Getúlio Vargas. Ambas foram implantadas no Brás, bairro que, na época, vivia um período de intensa atividade fabril e comercial, com grande concentração de operários e imigrantes. Em 1982, a Etec Getúlio Vargas foi incorporada à rede de ensino do Centro Paula Souza, enquanto a Etec Carlos de Campos ingressou no sistema em 1994.

Na antiga Etec Carlos de Campos, alunas maiores de 12 anos tinham aulas de Português, Aritmética, Geografia e Desenho Geométrico, além de atividades práticas em oficinas. A mais procurada era a de Confecção, seguida pela de Rendas e Bordados e de Flores e Chapéus. Já a Etec Getúlio Vargas formava profissionais para o ramo metal-mecânico e também para marcenaria e pintura.

Veja na página do Facebook do Centro Paula Souza galeria de fotos antigas das Etecs Getúlio Vargas http://on.fb.me/qFLqeP e Carlos de Campos http://on.fb.me/n9p1Lm.

Etec Getúlio Vargas
Mais informações: (11) 2066-2500
http://www.etegv.com/
Endereço: Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70 – Ipiranga

Etec Carlos de Campos
Mais informações: (11) 3311-7098
www.etecarlosdecampos.com.br
Endereço: Rua Monsenhor Andrade, 798 – Brás