Etecs entram no clima de Páscoa com ações para a comunidade

Alunos e professores de cinco Escolas Técnicas do Centro Paula Souza se mobilizam para levar atividades e ovos de chocolate a regiões carentes, próximas às unidades; em Ribeirão Preto, as aulas especiais garantem renda extra aos estudantes interessados em produzir e vender pães e ovos de Páscoa

13 de abril de 2017 11:52 am Institucional

Crédito: Acervo Pessoal | Crianças de Paraisópolis participaram de oficina de cupcakes

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) aderiram ao clima da Páscoa, promovendo a solidariedade por meio de atividades diversas, de aulas temáticas a eventos, para comemorar a data.

Há quatro anos, professores e alunos do curso Técnico de Cozinha da Etec Carlos de Campos, na Capital, visitam crianças de comunidades carentes, levando oficinas para a produção de ovos de de chocolate e outras receitas. Neste ano, a escola estendeu a iniciativa ao bairro de São Mateus, na zona leste da cidade, com uma aula que ensina a fazer a fazer ovos de Páscoa. Já em Paraisópolis, na zona sul da Capital, a equipe da Etec organizou uma oficina de cupcakes para mais de 300 crianças, que puderam brincar de minichefs. “Nosso objetivo é usar a gastronomia como ferramenta para a ação social”, conta o professor Ozéias Santos.

O auxílio à comunidade também foi uma escolha da Etec Amin Jundi, de Osvaldo Cruz, que doou a várias creches da cidade os chocolates que arrecadou durante a recepção dos calouros. No Guarujá, no litoral paulista, os alunos do curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio programaram para esta quinta-feira, 13, um dia de brincadeiras e entrega de doces com a proposta de ajudar uma associação regional.

Já na Etec Camargo Aranha, na Capital, o Projeto Correio Chocolate tem o objetivo de promover a compra de alimentos não perecíveis, materiais de higiene e fraldas para uma instituição de caridade. Durante o intervalo das aulas, os alunos entregam o tradicional correio elegante com chocolate. Quem compra um bilhetinho está ajudando a arrecadar fundos para as doações.

Pensando no futuro

Os alunos do curso técnico de Nutrição e Dietética da Etec José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, chegam nessa Páscoa com mais uma oportunidade de renda. Nas últimas semanas, eles desenvolveram em sala de aula pães em formato de coelhos e ovos de chocolate.

“Colocamos no nosso cronograma aulas específicas para as atividades de Páscoa e de Natal. Temos alunos que, depois da aula, já aceitam encomendas”, conta a coordenadora do curso, Lavinia Perrota.

Etecs entram no clima de Páscoa com ações para a comunidade