Eventos nas Etecs e Fatecs celebram Mês da Tecnologia

Eventos visam incentivar e tornar a relação dos estudantes e de toda a comunidade acadêmica mais próxima da ciência e da tecnologia; unidades prepararam atividades em formato virtual e presencial

13 de outubro de 2021 12:08 pm Etec, Fatec, Institucional

Atividades oferecidas são oportunidade para ampliar conhecimentos e trocar experiências | Foto: Jeswin Thomas/Unsplash

Entre outubro e novembro, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais promovem as semanas tecnológicas. A ação consiste em uma série de programações para incentivar e tornar a relação dos estudantes e de toda a comunidade acadêmica mais próxima à ciência e à tecnologia. Entre as atividades realizadas, virtual e presencialmente, estão: palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos e cursos.

Os eventos são uma oportunidade para que estudantes, professores e profissionais possam ampliar conhecimentos e trocar experiências ligadas ao tema. As semanas tecnológicas fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo governo federal em 2004 e que, no ano passado, foi ampliada, por meio de decreto, e passou a ser o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, celebrado em outubro de cada ano.

Abaixo você confere a programação preparada por diversas Etecs e Fatecs, distribuídas em várias regiões do Estado. As unidades aparecem em ordem alfabética de município.

Confira:

Município

Unidade

Sobre o evento

Data

Adamantina

Fatec Adamantina

A Semana Acadêmica de Tecnologia foi realizada em formato remoto, pela plataforma Microsoft Teams. O evento contou com palestras direcionadas aos cursos de Ciência de Dados e Gestão Comercial e uma apresentação sobre tecnologia, inovação e mundo 4.0.

6 a 8 de outubro

Assis

Fatec Assis

A 6ª Jornada Acadêmica terá o tema “Inovação em negócios e tecnologias”. Pelo canal da Fatec no Youtube, os estudantes de Gestão Comercial e Gestão da Tecnologia da Informação vão assistir palestras direcionadas a assuntos específicos de cada curso.

3 a 5 de novembro

Barra Bonita

Etec Comendador João Rays

A Semana Científica e Cultural foi realizada de forma híbrida, no auditório da unidade e pela plataforma Teams, com apresentações de projetos interdisciplinares. Entre os temas, uma análise crítica sobre as relações entre moda e consumo; a reflexão sobre “pessoas invisíveis” aos olhos da sociedade; e a importância da democracia e os sinais de alerta contra ela.

4, 6 e 8 de outubro

Barueri

Fatec Barueri

A programação da 8ª Semana Cultural e Tecnológica foi transmitida pela plataforma Microsoft Teams e pelo canal da Fatec no Youtube. Por meio do tema “Ecossistemas de inovação e empreendedorismo: criatividade e tecnologias convergentes para organizações exponenciais”, os participantes foram convidados a uma reflexão sobre os desafios da formação profissional em um mundo pós-crise, com foco em como a tecnologia oferece instrumentos que permitem inovação e melhoria de processos.

De 5 a 7 de outubro

Botucatu

Fatec Botucatu 

A10ª edição da Jornada Científica e Tecnológica (Jornacitec) vai apresentar de forma remota um balanço histórico de todas as edições do evento, além de  palestras temáticas e apresentações de trabalhos científicos nas áreas do agronegócio, ciência da computação, gestão empresarial, logística, produção industrial e saúde.

8 a 12 de novembro

Catanduva

Fatec Catanduva

Realizado semestralmente, o Simpósio de Tecnologia da Fatec Catanduva (Simtefac), chega à 23ª edição oferecendo palestras, minicursos, mesas-redondas, debates e atividades culturais. O evento será realizado na plataforma Teams e terá transmissão pelo canal do YouTube.

De 16 a 20 de novembro

Campinas

Fatec Campinas

Durante todos os dias de programação especial, estudantes participam de palestras, transmitidas pela plataforma Teams. Serão apresentados diferentes assuntos, distribuídos entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Gestão Empresarial e Processos Químicos.

De 3 a 6 de novembro

Etec Conselheiro Antonio Prado

Serão apresentados, pelo canal do Youtube, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos de Alimentos, Biotecnologia, Meio Ambiente e Química.

27 de novembro

Capital

Etec Raposo Tavares

Alunos assistiram de forma remota a palestras do evento Gestão em Foco.

1º de outubro

Etec Martin Luther King

A 10ª Semana Tecnológica da Etec será transmitida aos estudantes pela plataforma Microsoft Teams. A programação conta com uma rodada de palestras com profissionais das empresas Cummins do Brasil, Codema/Scania e ESPM.

20 a 23 de outubro

Fatec Ipiranga

A Fatec vai oferecer uma série de palestras voltadas ao mercado de jogos digitais.

19 a 22 de outubro

Fatec Itaquera

Cursos e palestras serão disponibilizados aos estudantes na programação da Semana Tecnológica 2021. O evento será online, transmitido pelo canal do YouTube.

3 a 5 de novembro

Fatec Zona Sul

Será realizado um ciclo de palestras com a participação de ex-estudantes, formandos e recém-formados pela faculdade, que apresentarão projetos inovadores.

3 de novembro

Cruzeiro

Fatec Cruzeiro

A 16ª Semana de Tecnologia da Fatec Cruzeiro aconteceu de forma remota, com palestras transmitidas para os alunos, pela plataforma Microsoft Teams, e para o público externo, pelo Youtube.

4 e 5 de outubro

Diadema

Fatec Diadema

Pela plataforma Teams, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar e trocar conhecimentos com profissionais dos setores industriais na área da Cosmética e de Gestão da Produção Industrial. O tema debatido será “O que esperar do ‘novo normal’ num mercado em constante transformação: perspectivas e desafios”.

De 20 a 22 de outubro

Ferraz de Vasconcelos

Etec de Ferraz de Vasconcelos

A primeira Feira Tecnológica Virtual foi transmitida pelo Facebook da Etec, com programação aberta a toda comunidade escolar e local. Foram apresentadas 20 palestras e 15 rodas de conversas com profissionais do mercado, abrangendo temas como empreendedorismo, inovação, indústria 4.0, internet da coisas (IoT), big data, entre outros.

De 4 a 10 de outubro

Indaiatuba

Fatec Indaiatuba

Estudantes vão assistir a palestras, painéis e mesas-redondas. Entre os temas estão “Norteando o desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas” e “A experiência de Portugal na exportação de serviços”.

20 e 21 de outubro

Itapira

Etec João Maria Stevanatto e Fatec Itapira

Etec e Fatec realizaram a primeira Integração Tecnológica, uma ação conjunta das unidades. A iniciativa contou com palestras e vários minicursos relacionados a área de tecnologia. A programação foi voltada a alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas e superiores de Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão da Produção Industrial e Gestão Empresarial. O evento foi realizado de forma híbrida.

2 de outubro

Jundiaí

Etec Benedito Storani

A 8ª Fetec Best vai abordar o tema “O que vem por aí no futuro das profissões”, com a participação dos alunos divulgando o conhecimento adquirido em sala de aula, estimulando a multidisciplinaridade, autonomia e desenvolvimento de habilidades organizacionais.

De 21 a 23 de outubro

Limeira

Etec Trajano Camargo

A 15ª Feira de Projetos e Tecnologia apresenta conteúdos pelo canal do Youtube da unidade e pela plataforma Teams. A programação trabalha o tema “Metodologia de projetos: projetos de vida”. Os estudantes apresentam os projetos, que serão classificados e premiados.

Até 21 de outubro

Mauá

Fatec Mauá

Estudantes vão acompanhar palestras, minicursos e oficinas sobre tecnologia. A programação será transmitida pela plataforma Teams. 

27 a 29 de outubro

Mococa

Etec Francisco Garcia

Os estudantes tiveram acesso, por meio da plataforma Teams, a quatro dias de palestras, bate-papos e relatos de profissionais e ex-alunos, sobre os desafios e as conquistas na profissão. Um dos temas foi “A relevância dos cursos técnicos: desafios para o seu sucesso profissional”.

4 a 7 de outubro

Mogi das Cruzes

Etec Presidente Vargas

Por meio do canal da Etec no Youtube, a unidade exibirá uma série de vídeos e apresentações com estudantes, ex-alunos e profissionais do mercado.

22 de outubro

Mongaguá

Etec Adolpho Berezin

A primeira Semana Metropolitana de Turismo das Etecs da Baixada Santista acontece com transmissão pela plataforma Teams, em uma parceria das Etecs Santos Dumont (Guarujá), Aristóteles Ferreira (Santos) e de Peruíbe. Serão quatro dias de palestras voltadas ao aprendizado de conteúdo do setor.

27 a 30 de outubro

Piracicaba

Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso

Com transmissão pelo canal do YouTube, a 12ª Feira Científica da Etec apresenta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das seguintes habilitações: Administração, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Logística e Recursos Humanos.

27 de novembro

Presidente Prudente

Fatec de Presidente Prudente

O evento promoveu a integração dos diferentes cursos com o mercado, empresas e novas tecnologias existentes. A programação foi aberta a toda comunidade, que pode conhecer os cursos e o perfil profissional dos diferentes tecnólogos formados pela faculdade.  

De 4 a 8 de outubro

Ribeirão Pires

Etec Profa Maria Cristina Medeiros

A 2ª Mostra Tecnológica Virtual vai disponibilizar os trabalhos que se destacaram em cada turma durante o ano letivo, no site da unidade: etecmcm.com.br.

23 de outubro

Ribeirão Preto

Fatec Ribeirão Preto

Os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Negócios e Inovação vão apresentar para a Semana de Tecnologia palestras direcionadas aos eixos de aprendizagem, transmitidas pela plataforma Teams e pelo canal do YouTube da faculdade.

De 3 a 6 de novembro

Rio Grande da Serra

Etec de Rio Grande da Serra

Realizada de forma híbrida, com apresentações presenciais na unidade e pelo canal do YouTube, a quinta edição do Congresso Tecnológico das Profissões vai compartilhar as habilidades discentes desenvolvidas em sala de aula e apresentar os resultados dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos estudantes.

De 22 de novembro a 3 de dezembro

Santa Bárbara d’Oeste

ETEC Prof. Dr. José Dagnoni

A Feira de Tecnologia da escola terá, de forma híbrida, mostra virtual de projetos, minicursos para professores e alunos, palestras, apresentações culturais e atividades interdisciplinares.

De 29 de novembro a 3 de dezembro

São José dos Campos

Etec Profª Ilza Nascimento Pintus

Estudantes dos cursos técnicos modulares vão apresentar uma prévia dos TCCs e alguns trabalhos desenvolvidos até o momento. As turmas do Etim vão expor os melhores trabalhos desenvolvidos em 2021. A programação pode ser acompanhada pela plataforma Teams e pelo canal da Etec no YouTube.

27 de outubro

Sorocaba

Etec Rubens de Faria e Souza

Por meio das redes sociais da unidade, os estudantes acessam vídeos de aulas práticas, projetos-pilotos de TCC, apresentação de laboratórios e oficinas.

De 18 a 22 de outubro

Fatec Sorocaba

A Semana de Tecnologia contou com eventos online e presenciais. Os estudantes acompanharam uma vasta programação com palestras, visitas técnicas a laboratórios, mesa-redonda e apresentação de projetos.

4 a 9 de outubro

Tietê

Etec Doutor Nelson Alves

A Semana Científico-Cultural trabalhará o tema “Tecnologia e Empregabilidade: presente e futuro pós-pandemia”. Os estudantes participarão da programação online, que terá roda de conversas e palestra.

20 e 21 outubro

Compartilhe


Veja também