Filtro de Daltonismo

Etecs e Fatecs levam inovação agrícola à 30ª edição da Agrishow

Considerado um dos maiores eventos do País sobre tecnologia no campo, encontro realizado em Ribeirão Preto conta com exposição de produtos e projetos de estudantes do CPS

29 de abril de 2025 6:30 pm Etec, Eventos, Fatec, Institucional, Parcerias

Diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, visita estande de projeto apresentado por alunos da Fatec Matão | Foto: Divulgação

O diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, visitou nesta terça-feira (29) a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto. Considerada uma das maiores do País sobre tecnologia agrícola, a feira conta com exposição de produtos e projetos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. A programação do evento estende-se até sexta-feira (2 de maio) e deve receber mais de 750 estudantes da instituição.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para os alunos da área de agronegócio vivenciarem o que existe de mais avançado no setor. Além disso, nós podemos mostrar para sociedade o que fazemos de melhor, que é interferir na vida do cidadão pela educação”, afirmou o diretor-superintendente.

Entre as novidades deste ano está a participação de representantes do CPS no estande do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo). No local, visitantes podem conhecer produtos como os vinhos das uvas Syrah, Malbec e Cabernet Franc, além de doces, pimentas artesanais, café e presunto de Parma, desenvolvidos pelas cooperativas-escola das Etecs Profª Helcy Moreira Martins Aguiar (Cafelância), Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Garça) e Benedito Storani (Jundiaí).

Participam ainda do evento estudantes das Etecs Sebastiana Augusta de Moraes (Andradina), Prof. Luiz Pires Barbosa (Cândido Mota), Pref. José Esteves (Cerqueira César), Profª Carmelina Barbosa (Dracena), Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis), Augusto Tortolero Araújo (Paraguaçu Paulista), Dep. Francisco Franco (Rancharia). As Fatecs Matão e Mococa também marcaram presença na Agrishow 2025. Os alunos devem elaborar pesquisas e relatórios das visitas técnicas aos estandes.

“Esse é um momento único e importante na vida dos alunos”, afirma Geraldo José Sant’Anna, gestor de Supervisão Educacional da regional Central e de São José do Rio Preto. “Participar da Agrishow será um grande diferencial nas carreiras desses jovens”, ressalta.

Calculadora do Agricultor

Um dos destaques que chama a atenção dos visitantes é a Calculadora do Agricultor, desenvolvida por estudantes do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Matão. Fruto de parceria com uma empresa do setor, o projeto foi criado para auxiliar o agricultor nos cálculos diários para suas atividades. Com funcionamento totalmente offline, a calculadora pretende tornar o trabalho mais prático e eficiente. “Além de trazer uma série de benefícios para o produtor, o projeto é uma demonstração de todo o conhecimento adquirido em sala de aula” afirma o professor Douglas Francisco Ribeiro, coordenador do curso.

Confira fotos da exposição de Etecs e Fatecs na Agrishow

Compartilhe


Veja também