Etecs seguem trabalhando no combate à Covid-19


22 de maio de 2020

Compartilhe!

Equipe da Etec Conselheiro Antonio Prado produziu em maio 700 quilos de álcool em gel e 300 litros de sabão líquido| Foto: Divulgação

Equipe da Etec Conselheiro Antonio Prado produziu em maio 700 quilos de álcool em gel e 300 litros de sabão líquido| Foto: Divulgação

O sentimento de solidariedade demonstrado pelas unidades do Centro Paula Souza (CPS) desde o início da pandemia atraiu diversas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o mutirão de combate à Covid-19. Professores e alunos dos cursos técnicos de Química engajaram-se na causa e estão produzindo álcool em gel 70%, sabão líquido, desinfetante e água sanitária. Também estão sendo produzidos protetores faciais de acetato.

Campinas

A Etec Conselheiro Antonio Prado, a Etecap, de Campinas, está entre as precursoras do trabalho voluntário que inspirou outras iniciativas. A unidade tem ajudado na prevenção desde o início da pandemia e produziu, apenas no mês de maio, mais 700 quilos de álcool em gel e glicerinado e 300 litros de sabão líquido. A produção foi doada para a Defesa Civil, que realizou a entrega dos produtos aos moradores de bairros mais pobres da região.

O diretor da unidade, Wellington Sachetti, destaca o valor humano desse trabalho voluntário. “Para produzir esse volume, contamos com o comprometimento de profissionais que puseram a mão na massa e parceiros que estão contribuindo com doações”, conta.

Amparo

Uma força-tarefa envolvendo três professores dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica e um ex-aluno da Etec João Belarmino, de Amparo, município localizado na Região de Campinas, já produziu 190 protetores faciais de acetato que começaram a ser doados para postos de saúde e hospitais da região. “Eles produzem em casa utilizando suas próprias impressoras 3D, com material fornecido por empresas parceiras. Nas próximas semanas, deverão ser confeccionadas mais 100 máscaras” explica a diretora da unidade, Cleusa Aparecida da Silva Albuquerque. “Todos estão muito felizes por colaborar com o trabalho dos profissionais da saúde. As ações solidárias fazem toda a diferença neste momento tão difícil.”

ABC

Moradores da Região do ABC paulista receberam a doação de 240 litros de desinfetante. A produção foi resultado da parceria entre as Etecs Rio Grande da Serra e Júlio de Mesquita, de Santo André, que compartilharam conhecimento, mão de obra e estrutura. Professores das duas unidades trabalharam juntos no laboratório de Química e distribuíram os frascos de desinfetante para creches, abrigos e casas de repouso.   

A diretora da Etec Rio Grande da Serra, Margarete dos Santos, afirma que as parcerias são estratégicas neste momento de pandemia: “Faremos campanhas nas redes sociais para arrecadar recursos e continuar no combate à propagação do novo coronavírus”, afirma. A educadora destaca, por exemplo, a necessidade de comprar embalagens apropriadas para aplicação de rótulos seguindo as determinações da Anvisa.

Capital

A Etec Raposo Tavares produziu 70 quilos de álcool em gel que foram distribuídos em frascos de 250 gramas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Meneses Alves, de Osasco, e Jardim Boa Vista, localizada no distrito de Raposo Tavares. As duas UBSs ficaram encarregadas da distribuição para as populações que moram no entorno. A Etec Raposo Tavares ainda dispõe de insumos para produzir mais 27 quilos de álcool em gel.

O diretor da Etec Raposo Tavares, José Wanderlei da Silva, ressalta que esse projeto está sendo uma experiência positiva para a equipe: “A força-tarefa que fazemos para manter uma rede solidária e os esforços para maximizar recursos, planejar tarefas e trabalhar em equipe de forma remota são aprendizados valiosos.”

A equipe fez o primeiro lote de álcool em gel com insumos comprados por meio de doações da comunidade escolar. Para continuar produzindo, está sendo implementado um trabalho de captação de recursos para compra de matéria-prima. O Conselho Regional de Química (CRQ) é parceiro na iniciativa e colabora na mobilização dos associados da entidade.

Veja Também