As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Pedro Ferreira Alves, em Mogi Mirim, e Philadelpho Gouvêa Netto, em São José do Rio Preto, receberam ontem, 12, o Prêmio ABESE Gestão de Ensino 2011-2012 pela excelência de seu curso […]
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Pedro Ferreira Alves, em Mogi Mirim, e Philadelpho Gouvêa Netto, em São José do Rio Preto, receberam ontem, 12, o Prêmio ABESE Gestão de Ensino 2011-2012 pela excelência de seu curso Técnico em Enfermagem. Conferido pela Academia Brasileira de Especialistas em Enfermagem (Abese) e pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), o prêmio destaca melhores cursos da área e foi entregue na abertura da Semana de Enfermagem do conselho, na Capital.
“Estamos muito felizes pelo trabalho da equipe”, avalia a diretora da Etec, Hirlei Felicidade Assunção Magalhães. O curso de Enfermagem da Etec foi criado em 1996 e atende cerca de 100 alunos nos três semestres. “A maioria dos hospitais da região já contrata nossos formandos. Depois do prêmio, o Hospital de Base da cidade entrou em contato dizendo que querem todos os nossos alunos trabalhando com eles”, comemora Valéria Regina Anguera, diretora da Etec Philadelpho Gouvêa Netto. O curso de Enfermagem existe na unidade desde 1990 e hoje atende cerca de 160 alunos.
Os cursos das Etecs fazem parte de uma lista de 23 cursos técnicos de Enfermagem premiados. Outros 18 cursos superiores também foram agraciados. Nesta primeira edição do prêmio, 53 instituições receberam uma visita técnica de avaliadores do Prêmio ABESE. As 41 que atenderam aos critérios estabelecidos pelo regulamento foram premiadas com um troféu e dois certificados – um para o enfermeiro responsável técnico e outro para a instituição de ensino.
O objetivo do Prêmio ABESE é reconhecer o valor dos responsáveis técnicos das escolas e faculdades na gestão da qualidade dos processos e sua responsabilidade na formação dos futuros profissionais de Enfermagem que chegarão ao mercado de trabalho.
A comissão avaliadora foi formada por profissionais das melhores instituições de São Paulo e o instrumento de avaliação para concessão do Prêmio foi submetido à consulta pública pelo site do COREN-SP. A adesão das instituições que concorreram ao Prêmio foi voluntária e gratuita. As avaliações tiveram como base seis perspectivas, 32 critérios e 120 itens de avaliação, desenvolvidos pelo grupo de estudo do COREN-SP dedicado à área de ensino.