Etecs ampliam cursos técnicos em CEUs da Capital

Mais 10 Centros Educacionais Unificados da Capital passam a contar com cursos técnicos do CPS a partir deste semestre, chegando a 32 unidades

8 de fevereiro de 2022 1:44 pm Etec, Institucional

Anúncio foi feito nesta terça-feira (8), durante evento no Centro Educacional Unificado de São Matheus | Foto: Divulgação

*Com informações da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Centro Paula Souza (CPS), expandiu a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para oferta de cursos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em mais 10 Centros Educacionais Unificados (CEUs). O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), pelo prefeito da Capital, Ricardo Nunes, durante cerimônia no CEU São Matheus, na zona leste. Também participaram a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; e os secretários municipais de Educação, Fernando Padula; de Cultura, Aline Torres; de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso; e de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

O convênio funciona no modelo de classe descentralizada em 32 CEUS, em que o CPS cria novas turmas, no período noturno, aproveitando a infraestrutura existente. Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, professores e certificação dos estudantes.

Neste primeiro semestre de 2022, o CPS passou a oferecer 1.730 vagas em várias localidades da Capital, o que representa um crescimento de cerca de 20% em relação às 1.390 vagas do último semestre. Para ingressar em um curso técnico das Etecs é necessário estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio ou já ter concluído o ciclo. As aulas começaram na última quinta-feira (3).

Descentralização do ensino

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, a iniciativa tem como objetivo trazer novas oportunidades para os bairros mais vulneráveis. “A ideia é fazer com que cada vez mais a população dos bairros distantes tenha acesso a uma formação de qualidade e antenada com as demandas do mundo do trabalho”, afirma Laura Laganá.

O secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, comemorou a expansão da parceria que existe desde 2009. “Este acordo possibilita a descentralização do ensino técnico na cidade, garantindo que os alunos tenham mais opções de cursos em diferentes localidades”, disse.

Atualmente, são 11 cursos técnicos oferecidos em CEUs: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento Comunitário, Eventos, Finanças, Informática, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Turismo Receptivo. O último é novidade neste processo seletivo nas escolas municipais.

Os novos CEUs que passam a integrar a parceria com o CPS são Aricanduva, Cidade Dutra, Curuçá, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Meninos, Perus, São Mateus, São Rafael e Vila Atlântica. Já faziam parte os CEUs Alto Alegre, Alvarenga, Azul da Cor do Mar, Butantã, Caminho do Mar, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Inácio Monteiro, Jaçanã, Jaguaré, Jambeiro, Lajeado, Parelheiros, Parque Anhanguera, Parque Bristol, Parque São Carlos, Parque Veredas, Quinta do Sol, Sapopemba, Três Lagos, Vila do Sol e Vila Rubi – Jornalista Alexandre Kadunc.