Etecs ajudam a reforçar estoque de sangue dos hemocentros

Professores e estudantes se mobilizam para ajudar a minimizar baixa quantidade de doações de sangue e medula óssea, agravada pela pandemia; unidade se prepara para receber doadores neste sábado

31 de julho de 2020 1:58 pm Etec

Futuros técnicos em Enfermagem da Etec Antonio Devisate colaboram para reforçar estoque do Hemocentro da Famema l Foto: Divulgação

Um dos efeitos da crise causada pela pandemia é a diminuição de doações e, por consequência, dos estoques de sangue em hemocentros de todo o País. Para enfrentar o problema, algumas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) realizam campanhas e outras ações para que a população saiba que é possível doar com toda segurança.

Araras

A Etec Pref. Alberto Feres, localizada em Araras, na Região de Campinas, por exemplo, estará aberta neste sábado, 1º de agosto, para receber doadores. Com a meta de conseguir 200 bolsas de sangue, a coleta será feita por meio de parceria com a Secretaria de Saúde do Município e o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a partir das 9 horas.

“Cedemos laboratório e parte dos equipamentos para que os profissionais da saúde e voluntários tenham as melhores condições possíveis para realizar os procedimentos”, informa a coordenadora do curso de Enfermagem da Etec, Maria Sabadin Bueno.

A ação é realizada a cada dois meses.

Marília

Para ajudar o Hemocentro da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), a Etec Antonio Devisate, localizada no município, mobilizou estudantes de todos os cursos oferecidos na unidade. Além de participar voluntariamente da doação de sangue e medula óssea, os jovens também promovem campanhas de conscientização para conseguir mais doadores, sob orientação de (orientados por) professores de Enfermagem da Etec.

“Começamos as ações em junho e vamos continuar enquanto persistir a pandemia”, explica a coordenadora do curso na Etec, Maria Aparecida Passaroni. “Além de minimizar a crise, esse exercício de solidariedade e cidadania é fundamental para a formação humana dos nossos estudantes, seja qual for o curso que frequente”.

A Etec Antonio Devisate tem mais de 700 alunos matriculados nos Ensinos Médio, Técnico e Integrado.

Serviço

Doação de sangue em Araras
Local:
Etec Pref. Alberto Feres
Av. Senador César Lacerda de Vergueiro, 690 – Jardim Cândida
Data: 1º de agosto
Horário: das 9 às 12 horas

Compartilhe


Veja também